0
Olá amigos leitores do Completamente Futebol, aqui quem fala é o Leonardo Pascoal de Carvalho,colunista do Futebol Grego, e desde já fico com uma nova função que é falar principalmente do Panathinaikos, o clube no qual sou torcedor, a partir de hoje vocês irão conhecer esse clube que tanto fez pela Grécia.
Irei primeiramente apresentá-lo a vocês




Panathinaikos Athlitikos Omilos é um clube com sede na grande Atenas.

O nome Panathinaikos significa "Todos os atenienses", o clube foi fundado em 1908 com o nome de Football Club Athens, nome mudado anos depois.
O clube dentro do país é um dos mais sucedidos, com 20 Ligas e 18 Copas Gregas.
O clube é o único grego a chegar em uma final da Liga Dos Campeões, o que aconteceu em 1971 ,quando foi derrotado pelo Ajax da Holanda, e chegou também 2 vezes as Semi finais em 1985 e 1996.
Pesquisas indicam que é o segundo time mais popular no país, ficando somente atrás do seu maior rival nacional o Olympiakos de Pireus.
Falando em Olympiakos, o clássico entre os Gavros e o Trifylli é conhecido como o Derby dos eternos inimigos.
Alem disso, o Panathinaikos ao lado do Aris clube de Salonica ( Thessaloniki ) são os únicos 2 times no qual a torcida é a dona do clube, a Gate 13 ( PAO ) e a Super 3 ( Aris ).

Podosferikos Omilos Athinon

O Panathinaikos foi fundada por Giorgos Kalafatis em 3 de fevereiro de 1908, quando ele e outros 40 atletas decidiram romper com Panellinios Gymnastikos Syllogos após a decisão do clube de suspender o seu time de futebol.
O primeiro nome do novo clube foi Podosferikos Omilos Athinon (POA), diretamente traduzido para 'Football Club de Atenas. As cores da equipe eram vermelho e branco e seu estádio foi na rua Patission, região central de Atenas.
John Cyril Campbell saiu da universidade de Oxford e se tornou o 1º treinador da equipe,com isso ele se torna o 1º estrangeiro a treinar um clube Grego.

Panellinios Podosferikos Omilos

Em 1910, depois de uma disputa entre um número de membros do conselho, Kalafatis com a maioria dos jogadores - também seguido por Campbell - decidiu sair de POA e garantiu um novo terreno na Praça Amerikis. Posteriormente, o nome do clube mudou para Panellinios Podosferikos Omilos (PPO) e suas cores de verde e branco. Em 1914, Campbell voltou para a Inglaterra, mas o clube já estava no topo do futebol grego com jogadores como Michalis Papazoglou , Michalis Rokkos e Loukas Panourgias .

Em 1918, PPO adotou o trevo (simbolo que se mantem até nos dias de hoje) como seu emblema, como proposto por Michalis Papazoglou.

Em 1921 e 1922, o Atenas-Piraeus FCA organizou os dois primeiros campeonatos pós-1ª Guerra Mundial,em ambas as quais PPO foi declarado campeão. Nessa altura, o clube tinha crescido tanto os fundamentos na rua Patission e na praça Amerikis,devido principalmente à sua expansão em outros esportes, e começou a olhar para terrenos baldios na área de Perivola na avenida Alexandras como seu potencial novo local de sede.Depois de longas discussões com o município de Atenas , um acordo foi finalmente alcançado e em 1922 o Leoforos "Apostolos Nikolaidis" foi cedido ao clube.

Panathinaikos Athlitikos Omilos

A mudança para uma casa permanente também anunciou outra mudança de nome, para Panathinaikos Athlitikos Omilos (PAO), em 15 de março de 1924.No entanto, a decisão foi já tomada em 1922.
Em 1926, a Federação Helénica de Futebol foi fundada e a primeira edição do Campeonato grego ocorreu em 1927 e o Panathinaikos venceu o Campeonato em 1930 sob a orientação de Joseph Kinsler com. Angelos Messaris como craque da equipe.
Eles bateram os rivais Olympiacos 8 - 2, um resultado que continua a ser a maior vitória qualquer equipe tem conseguido contra o seu rival.

Em 1931, um desentendimento sério entre líder membro do conselho Apostolos Nikolaidis e Messaris,que durou dois anos, prejudicou o clube e levou a um período contraproducente. Nesse meio tempo, a HFF Taça da Grécia tinha começado em 1932. O último momento brilhante para os Verdes antes da Segunda Guerra Mundial foi ganhar a Copa pela primeira vez em 1940 contra Aris (3-1).

Até 1965, o Panathinaikos tinha ganho 8 Campeonatos (1930, 1949, 1953, 1960 , 1961 , 1962 , 1964 , 1965 ) e duas Copas ( 1948 , 1955 ). Em 1964, eles ganharam o campeonato grego, sem derrota alguma, com Stjepan Bobek como treinador e grandes jogadores, como Takis Loukanidis e Mimis Domazos . Panathinaikos é o único time que ganhou o campeonato invicto grega.

Taça dos Campeões Europeus 1970-71

Em 1971, sob a orientação do lendário Ferenc Puskás o Panathinaikos chegou a final da Taça dos Campeões perdendo para o Ajax na final por 2x0.
No caminho para a final eliminaram Jeunesse Esch (LUX) , Slovan Bratislava (SLK) , Everton (ING) e Red Star Belgrade (SER).
Antonis Antoniadis foi o artilheiro do torneio marcando 10 gols.
No mesmo ano, o Panathinaikos jogou para a Taça Intercontinental 1971 (devido à recusa do Ajax para participar), onde perdeu para o Nacional (1-1 na Grécia, por 2-1, no Uruguai)

Durante os últimos anos amadores de futebol grego, os Verdes ganharam um campeonato em 1972 e o bi em 1977. Outro momento importante para o clube foi vencer a Copa Balcãs de 1977.

Era Giorgos Vardinogiannis

Em 1979, o futebol grego tornou-se profissional. A família Vardinogiannis, que são mais conhecidos por seus refino de petróleo , exploração de petróleo , mídia e empresas de entretenimento, compra departamento de futebol do PAO e Giorgos Vardinogiannis tornou-se presidente.

O Panathinaikos foi um dos primeiros clubes gregos que formaram uma equipe feminina em 1980, mas que o departamento está atualmente inativo e sem conversas para o retorno.

O período de transformação durou alguns anos, mas em 1982 o seu primeiro troféu da era profissional, foi a Taça da Grécia , que coloca tudo em ordem e que iria ganhar dois campeonatos ( 1984 , 1986 ), 4 Copas mais gregos ( 1984 , 1986 , 1988 , 1989 ) e da Super Taça da Grécia em 1988.

Taça dos Campeões Europeus 1984-85

Na temporada 1984-85, o Panathinaikos com o técnico Jacek Gmoch e grandes estrelas Dimitris Saravakos e Velimir Zajec fez uma campanha impressionante na Europa, eliminando Feyenoord (HOL) , Linfield (IRN) e IFK Göteborg (SUE) para chegar às semi-finais da Taça dos Campeões Europeus.
Em 1987 - 88, que chegou às quartas-de-final da Taça UEFA, eliminando Juventus (ITA) , Auxerre (FRA) e Budapest Honvéd (HUN) .

Os anos 1990 foram um período de ainda mais sucesso para o clube, tanto nacional como internacionalmente. 4 Campeonatos Gregos ( 1990 , 1991 , 1995 , 1996 ), quatro Taças da Grécia ( 1991 , 1993 , 1994 , 1995 ) e duas Super Taças da Grécia (1993, 1994) foram conquistados com o clube.

Na temporada 1991-1992, os Verdes estavam nas Oitavas da Taça da Europa e participou do primeiro torneio europeu a ter uma fase de grupos.

Liga dos Campeões 1995-1996

Em 1995-1996 , com Juan Ramon Rocha como treinador e jogadores como a lenda Krzysztof Warzycha e Juan Jose Borrelli , o Panathinaikos chegou às semi-finais da UEFA Champions League , onde enfrentaram o Ajax, vindo de uma surpreendente vitória 0-1 na Holanda. No entanto, eles sofreram uma derrota esmagadora 0-3 no jogo de Atenas e foram assim eliminado para a final mais uma vez. Um longo período de seca começou após campanha europeia daquele ano.

Após os anos 2000

No verão de 2000, o presidente Giorgos Vardinogiannis demitiu de suas funções e passou suas ações para seu sobrinho Giannis Vardinogiannis , que mudou o estilo de gestão do clube.

Com a chegada do técnico Sergio Markarian , o Panathinaikos chegou às quartas-de-final da UEFA Champions League 2001-02 , sendo eliminado pelo Barcelona . Na temporada 2002-03, eles perderam o campeonato nos últimos dois jogos para o rival Olympiacos. Na Europa, os verdes foram eliminados nas Taça UEFA  nas quartas de final pelos futuros vencedores do Porto .

Com Itzhak Shum como novo treinador, o Panathinaikos conseguiu ganhar o dobro em 2004 (Copa e Liga), após quase dez anos. Novos jogadores como Ezequiel González , Lucian Sanmartean e Markus Münch assinaram com o clube. No entanto, Shum foi inesperadamente demitido no início da próxima temporada. Zdeněk Ščasný tomou seu lugar no banco.

Em 2005, as principais alterações foram feitas no plantel da equipe. Muitas estrelas como Angelos Basinas e Michalis Konstantinou foram embora,enquanto outros, como Flávio Conceição e Igor Biscan chegaram,Ščasný deu o seu lugar a Alberto Malesani . No início da temporada 2006-07, Malesani deixou a equipe e foi substituído pelo medíocre Hans Backe, que deixou apenas três meses após a sua nomeação. Víctor Muñoz veio para cobrir o buraco deixado. Para a temporada 2007-08, o Panathinaikos contratou José Peseiro .

Em 22 de abril de 2008, principal acionista Giannis Vardinogiannis deu uma conferência de imprensa em que anunciou a decisão de sua família a reduzir sua participação no clube para 50% - após 30 anos de plena propriedade - por meio de um aumento de capital da empresa 80.000.000 €. Após as negociações e o aumento do capital social, a família Vardinogiannis iria realizar 56% do clube, o Panathinaikos Athlitikos Omilos 10% e os demais acionistas de 34%..

Após as grandes mudanças em 2008, Panathinaikos contratou Henk ten Cate como treinador e comprou muitos jogadores caros, como Gilberto Silva do Arsenal e Gabriel do Fluminense . Na temporada 2008-09, os Verdes provaram que eles poderiam manter o seu peso na Liga dos Campeões, atingindo as Oitavas de final. No entanto, o clube ficou em 3º na Liga grega,atras do campeão Olympiakos e do vice PAOK.

Contava com os brasileiros Gabriel, David Braz, Gilberto Silva, Marcelo Mattos, Rodrigo Souza, alem dos ídolos: Goumas e Karagounis.

A temporada 2009-10 foi bem sucedida para o Panathinaikos. Durante o período de transferências de verão o clube comprou Djibril Cissé do Marselha , Kostas Katsouranis do Benfica, Sebastian Leto de Liverpool e vários outros jogadores, o clube gastou mais do que € 35 milhões. Henk ten Cate saiu em dezembro, para ser substituído por Nikos Nioplias. A equipe conseguiu entrar no último 16  ávos da Liga Europa e ganhar tanto o Campeonato Grego e a Copa da Grécia - batendo Aris na final no dia 24 de abril.

No verão de 2010, o Panathinaikos assinou com Jean-Alain Boumsong e Sidney Govou do Lyon, assim como Luis García, Damien Plessis e o goleiro português Daniel Fernandes. Os fãs mostraram seu apoio gigantescos batendo seu próprio recorde anterior de 26.002 ingressos para a temporada. No entanto, devido a performances ruins Panathinaikos não conseguiu proteger o seu título e foi eliminado da fase de grupos da Liga dos Campeões,contando com uma derrota de 5x1 sofrida do Barcelona - (ESP)

Em 2011, devido a problemas financeiros, o Panathinaikos vende Djibril Cissé para a SS Lazio (ITA) e o goleiro Alexandros Tzorvas para Palermo, a fim de reduzir o orçamento. Os novos jogadores veio como Quincy Owusu-Abeyie, Toche , Vitolo e Zeca. O clube também mudou o seu presidente e escolheu Dimitris Gontikas para ser o novo presidente. O Panathinaikos não conseguiu se classificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões como eles foram eliminados pelo Odense BK (DIN) (4-5 no agregado). Em 5 de setembro de 2011, Giannis Vardinogiannis anunciou que tinha a intenção de deixar o clube.

Uma nova aliança

A queda do Panathinaikos continuou como resultados dos graves distúrbios no derby Panathinaikos-Olympiacos, de 18 de março de 2012. O Conselho abandonou o clube, que ficou sem ninguem por 2 meses. O dono da Skai TV, Giannis Alafouzos, no entanto concebeu as ações Vardinogiannis (54,7%) e deixou disponíveis para os fãs ao redor da Grécia para que todos pudessem contribuir com uma quantidade desejada, de modo que o Panathinaikos conseguiu superar a crise.Fazendo com que a torcida "comprasse" o clube.

Seu plano parecia estar funcionando como um novo conselho de 20 membros, o conselho foi eleito com Dimitris Gontikas na cadeira de presidente,no entanto, foi ainda a contando com a ajuda da torcida.

Em 2 de julho de 2012, o Panathinaiki Symmahia ( em grego : Παναθηναϊκή Συμμαχία ) - ou Panathenian Alliance, como se diria isso em Inglês - finalmente aberto ao público para que todos pudessem contribuir com uma quantidade desejada em troca de alguns privilégios, tais como preços mais baratos sobre os ingressos da temporada - quem  contribuiu, pelo menos, 175 €. Se alguém contribuisse € 20, eles teriam um desconto de 10% nas lojas do Panathinaikos.. Depois de algumas semanas de operação, 8.606 membros haviam se inscrito, alguns eram jogadores do Panathinaikos atuais ou antigos (Boumsong, Ninis, Gilberto Silva, Cisse). A contribuição total atingiu € 2.325.608.

18 de julho de 2012 marcou um dia histórico na história Panathinaikos, como Giannis Vardinogiannis deu suas ações - 54,7% do Panathinaikos FC - ao Panathenian Alliance, permitindo assim que o Panathinaikos para ter um novo começo, com seus próprios fãs no comando.

A primeira temporada com o Panathenian Aliança no comando foi nada menos do que um abismo para o clube. Enquanto ainda resistindo problemas financeiros, o Panathinaikos terminou sexto no campeonato e não conseguiu se classificar para as competições europeias pela primeira vez em 16 anos.

Para a temporada de 2013-14 a associação de sócios tinha subido até 9,305 membros contribuintes um total de € 2.580.836.

Iniciando a temporada 2013-2014 ambos os fãs e jornalistas eram muito cético em relação a chances Panathinaikos ter uma temporada de sucesso e um monte de gente espera que a equipe iria ser rebaixado. Em maio de 2013 Yannis Anastasiou foi nomeado gerente. Anastasiou planejou uma equipe baseada em jogadores do departamento de jovens Panathinaikos junto com jogadores estrangeiros experientes que procuram reviver suas carreiras. Apesar do ceticismo cedo os fãs do Panathinaikos apoiavam a equipe através do começo difícil e a temporada acabou por ser um enorme sucesso, considerando a situação financeira difícil do clube e da jovem e inexperiente equipe. Panathinaikos terminou em 3 º na temporada regular e em 2º após os playoffs o que significa que se classificou para a Liga dos Campeões. O Panathinaikos também foram vencedores da Copa depois de uma vitória por 4-1 sobre o PAOK FC, em um jogo que a a equipe mostrou toda sua superioridade, e contou com os gols de Marcus Berg, o sueco que é o novo ídolo do clube.

O Estádio

desde 1920 a casa do Panathinaikos é o Apostolos Nikolaidis "Leoforos", considerado junto com o Georgios Karaiskakis um dos mais importantes do país, que já recebeu em diversas oportunidades a seleção Grega, e recebeu jogos do AEK pela Champions League e do Olympiakos em amistosos.

O Panathinaikos deixouo Leoforos em 1983 para jogar no recém-construído Estádio Olímpico de Atenas (OAKA). Em 2000, o então presidente do clube, Angelos Filippidis anunciou um retorno ao Estádio Apostolos Nikolaidis, após uma renovaçãode € 7 milhões. A capacidade foi reduzida de 25.000 para 16.620, novos vestiários foram construídos e telhados foram acrescidos como manda a UEFA, mas em 2004 foram anunciadas normas mais rigorosas e o Nikolaidis precisava de uma maior expansão para se adequar a UEFA, para que recebece jogos. Isto foi impedida por leis de zoneamento locais e a equipe teve que voltar para Estádio Olímpico de Atenas, mais uma vez, até que um novo estádio, a proposta do Votanikos Arena, é construído. O Leoforos está previsto para demolição em um futuro próximo e se tornará um parque. Uma pequena parte da curva oeste da arquibancadas, a lendária Gate 13, será retida e casa um pequeno museu Panathinaikos.

Isso fez com que começa-se uma campanha "O Leoforos é do Panathinaikos, lá é nossa casa"

Vídeo da campanhaParte 1 - Parte 2 - Parte 3

A torcida

De acordo com as pesquisas mais recentes, o Panathinaikos é o segundo clube de futebol mais popular na Grécia, com cerca de 30,2% da população apoiando o clube.

Eles têm uma grande base de fãs em todas as prefeituras gregas (especialmente em maior área de Atenas, na Grécia Central, Peloponeso, Épiro, Tessália, Trácia e Creta), no Chipre e na diáspora grega. Seus principais rivais são companheiros maiores Olympiacos colaterais Atenas (36%), enquanto o AEK Atenas e PAOK compartilham 13% dos fãs.

A principal torcida organizada do Panathinaikos é conhecido como Gate 13, que utiliza de fogos de artificio verde, bandeiras do clube, cantos e muita festa.

A torcida tem uma irmandade com a Ultras Rapid, do Rapid Wien
Podemos não ser a maior, mas somos a mais apaixonada.

Vídeos da torcidaHorto Magiko - Green Hell


Atualmente essa é a Gestão do clube

Presidente - Giannis Alafouzos
1 º Vice-Presidente - Stratos Sopilis
2 º Vice-Presidente - Vasilis Konstantinou
Diretor de Futebol - Dimitris Saravakos
Diretor Técnico - Nikos Dabizas
Diretor Técnico Da Base - Giannis Samaras

E a comissão técnica

Treinador principal - Giannis Anastasiou
Treinador Assistente - Steve Rutter
Treinador Assistente - Giannis Vonortas
Preparador Físico - Youssef Vos
Treinador de Goleiros - Panagiotis Agriogiannis

Titulos

Super League Greece : 1930, 1949, 1953, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1969, 1970, 1972, 1977, 1984, 1986, 1990, 1991, 1995, 1996, 2004, 2010.

Kypello Ellada : 1940, 1948, 1955, 1967, 1969, 1977, 1982, 1984, 1986, 1988, 1989, 1991, 1993, 1994, 1995, 2004, 2010, 2014.

Super Copa : 1970, 1988, 1993, 1994.

SEGAS Championship: 1909, 1911, 1912, 1915 ( Como Podosferikos Omilos Athinon e Panellinios Podosferikos Omilos ).

FCA Championship: 1921, 1922 ( Como Panellinios Podosferikos Omilos ).

Atenas FCA Championship : 1925, 1926, 1927, 1929, 1930, 1931, 1934, 1937, 1939, 1949, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1957, 1959.

UEFA Champions League:

Final: 1971.
Semi-Finais: 1985, 1996.
Quartas de final : 1992, 2002.

UEFA Europa League:

Quartas de final: 1988, 2003.

Taça Intercontinental:

Final: 1971.

Postar um comentário Blogger

 
Top