Boa tarde!

Dando uma pausa nos tópicos sobre as Equipes da Bundesliga 13/14, vou abrir um espaço para falar das grandes rivalidades do futebol alemão. Começando com um dos maiores clássicos alemães,e, há quem diga, o maior clássico alemão, entre Borussia Dortmund x Schalke 04.

Dérby do Ruhr entre BVB x S04.
Como eu disse no último tópico, sobre o Schalke 04, diversos motivos fizeram com que essas duas equipes, fossem rivais. Política, modo de vida, cidades vizinhas porém, culturas diferentes, e até, Adolf Hitler, influenciaram para a grande rivalidade entre os dois clubes.

Tudo começa, com a proximidade da localização de ambas equipes. Dortmund (cidade do Borussia) e Gelsenkirchen (cidade do Schalke 04) são duas cidades próximas, localizadas na Área do Vale do Ruhr, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, que é a maior região industrial da Europa. A rivalidade nasceu nos períodos das guerras de 1929 até 1944. O Schalke dominava a divisão de Westfalia nesta época. Já na época de 1947 até 1957, o Borussia mandou nessa divisão. 

Por exemplo, na década de 20, o Schalke tinha 14 vitórias em 16 jogos, mas após a segunda guerra mundial, o Borussia Dortmund evoluiu, proporcionando jogos mais equilibrados entre as duas equipes. Em 1947, o Dortmund venceu o Schalke por 3×2 e se sagrou campeão da Copa de Westfália. Aí o clássico começou a ganhar expansão, pois os Azuis Reais perderam o trono de donos da mesma região.

Como havia dito no post anterior, Schalke 04, e o partido Nazista de Adolf Hitler tiveram um acordo, onde o partido, ultilizava o clube, e o clube, o partido (até hoje sondado, mas nunca comprovado) entre o clube de Gelsenkirchen e o regime do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista). Por não se juntarem ao partido de Adolf Hitler, os dirigentes do Borussia foram afastados e, posteriormente, fuzilados. Nesse período, porém, cresceu a rivalidade com os dois clubes.  

A década de 60 chegou, e o Dortmund se tornou um clube multi-campeão, enquanto o Schalke entrou em um declínio que segue até hoje, mas mesmo ambos tendo sido ultrapassados em grandeza pelo Bayern, seguem proporcionando grandes duelos.

O derby do Vale de Ruhr teve sua rivalidade aumentada ainda mais em 2007. O Schalke brigava pelo título da Bundesliga e na penúltima rodada, os Azuis Reais perderam pro Borussia Dortmund e viram o título escapar para o campeão Stuttgart.

No confronto direto na Bundesliga, o confronto é acirradíssimo, é quase 'igual' para os dois lados. Foram 82 jogos, com 29 vitórias para cada lado, e 25 empates. A maior vitória do Schalke em casa, foi uma goleada por 6x1 na temporada 85/86. A maior vitória do BVB em casa foram incríveis 7x0 em 65/66. O Schalke já goleou o BVB fora de casa por 4x0 na temporada 00/01, enquanto o BVB goleou o Schalke nos domínios dos Azuis
Jogadores de cabeça quente no Dérby de 2011
Reais na temporada 64/65, no placar de 6x2 para os aurinegros.

Tamanha rivalidade, toma conta de jogadores, torcedores, técnicos, dirigentes, é mais que um clássico. Quando Borussia Dortmund e Schalke 04 se enfrentam, fazem um campeonato à parte. Dentro de campo, a rivalidade aflora os ânimos de todos, honra em vestir a camisa de ambos e representar a história dos clubes, toma conta do nervosismo, e até luta pelo domínio da região entra em campo, e isso tudo, sem dizer no estádio lotado pelos fanáticos torcedores aurinegros e azuis. 

Declarações apimentam ainda mais os ânimos das duas equipes. Kevin Großkreutz, do BVB, disse em uma entrevista, que 'deserdaria um eventual filho, caso o moleque viesse a torcer pelos azuis.' E ainda completou: “Não basta vencer, tem que ridicularizar e esfregá-los ao chão, pois é isso o que a torcida espera. Vencê-los é mais importante que vencer o Bayern!”.

Revelação do S04, Draxler desdenha do rival Dortmund.
Em entrevista ao diário alemão Bild, Draxler rechaçou qualquer possibilidade de um um dia se transferir para o Borussia Dortmund, arquirrival histórico dos Azuis Reais. "Só se me submetessem a uma lavagem cerebral é que assinaria pelo Borussia Dortmund."

E mais recentemente, Jürgen Klopp, técnico do BVB, disse em entrevista, sobre a tranferência de Kevin Prince-Boateng, ex-Dortmund, para o S04.


Jürgen Klopp polemiza transferência de Boateng para o S04.
"Escrevi uma mensagem de texto para ele: 'Por quê o Schalke???? Estou muito surpreso'", disse Klopp a jornalistas.


"Às 11:01 eu mandei isso para ele, com oito pontos de interrogação. Boateng era um bom rapaz, até esta manhã", afirmou o técnico.


"Mas eu não obtive resposta. Não tenha vergonha, está tudo bem", acrescentou ele, se referindo à Boateng.

'Ruhr-validade', 'Rivierderby', ou apenas, Dérby do Ruhr, quando BVB e S04 entram em campo para se enfrentarem é concerteza, um campeonato à parte dentro da própria Bundesliga. Para o torcedor de futebol de qualquer país ou região, imagine como é vencer o principal rival. Pense na expectativa de um duelo, que vai além dos campos de futebol. A cada gol marcado, uma explosão no estádio lotado, faz até quem não torce para ambos, se arrepiar. O Derby do Ruhr, intensifica, cada vez mais, a paixão dos alemães pelo futebol. É o dia em que Dortmund aparece vestida de amarelo e preto e, perto dali, Gelsenkirchen está de azul e branco.


Dérby do Ruhr, é considerado o maior clássico da Alemanha.

 
Top