2
Anfitriões e favoritos: Lendária seleção Uruguaia foram os primeiros campeões mundiais (Foto: Uol Esporte).
Olá! Perto de sediarmos o maior evento esportivo, começaremos a série contando sobre todos os mundiais feitos até agora. 


Logo do primeiro Campeonato Mundial de futebol.
A primeira Copa do Mundo, sediada no Uruguai veio de um sonho do presidente da FIFA, na época Jules Rimet em 1928, de realizar um torneio reunindo todas as seleção do planeta.  A competição ocorreu entre 13 a 30 de julho, envolvendo 13 seleções. Todas as partidas ocorreram em Montevidéu, sendo a maioria realizada no Estádio  Centenário, criado especialmente para o mundial.

A escolha do Uruguai se teve após uma conferencia em Barcelona, em 18 de Maio de 1929 em meio a crise econômica na Europa. Pois, o país comemoraria 100 anos de sua independência e era detentor de dois títulos olímpicos. Como era a primeira vez que o torneio realizara, não houve eliminatórias e apenas 13 países se inscreveram, por causa da desistência de várias seleções europeias por causa dos custos e da duração da viajem.

Somente França, Iuguslávia, Romênia (com jogadores escolhidos exclusivamente pelo rei romeno) e Belgica atravessaram o continente, consideradas de segundo escalão. Juntando-se a Estados Unidos, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai, Peru, Brasil, México e Uruguai.  As seleções foram divididas em quatro grupos. Encabeçaram as chaves: Argentina, Uruguai, Brasil e EUA. Os americanos tinham vários jogadores de origem escocesa.

O troféu da Copa do Mundo que mais tarde seria chamada de Jules Rimet no dia 1 de julho de 1946, foi feito pelo artesão francês Abel Lafleur, ficando pronta em abril de 1929. A taça tinha 30 centímetros altura, pesava aproximadamente 4 quilos e era de ouro maciço.

Francês Julien Laurent foi o primeiro a 
marcar em uma Copa do Mundo.
As primeiras partidas do Mundial aconteceram simultaneamente, sendo vencidas pela seleção francesa em cima do México por 4-1 e a norte-americana aplicando 3-0 na Bélgica. O francês Lucien Laurent foi o primeiro a balançar a rede na história das Copas. Porém, sua equipe não passou da primeira fase e seu reconhecimento só veio 40 anos mais tarde pela FIFA, devido a grande falta de organização na época.

A grande favorita do torneio era a própria seleção uruguaia, que apesar do favoritismo não começou o campeonato muito bem. Vencendo o Peru por 1 a 0, graças ao gol salvador de Castro, as 12 do segundo tempo. Após esta partida, os donos da casa apresentaram um futebol vistoso. Goleando a Romênia por 4 - 0 na primeira fase e dando um chocolate em cima da Iugoslávia na semi-final (6-1). 

No dia 30 de julho foi realizada a final os uruguaios enfrentariam o que viria se tornar o seu maior rival a Argentina. O jogo foi complicado, após os mandantes abrirem o placar viram os argentinos virarem com Peucebelle e Stábile ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa após o empate marcado por Cea, os torcedores da lendária seleção celeste empurraram o time. 11 minutos depois Montevidéu começava comemorar com o gol marcado por Iriarte. No final da partida o centroavante Castro, que não tinha um braço sacramentou a vitória. 

Destaques do Mundial:

Guillermo Stábile

Guillermo Stábile: O primeiro artilheiro da Copa.
País: Argentina.
Idade: 24 anos.
Jogos: 4.
Gols: 8.

O principal nome da campanha argentina até a final, marcando lá também. Atacante do Húracan, começou a competição no branco na vitória magra dos "hermanos"em cima da França por 1 a 0. Na segunda partida diante do México entrou no lugar de Roberto Cherro, marcando 3 gols e tornando-se o primeiro argentino a marcar um Hart-Trick na História das Copas. Balançou a rede nas demais partidas e tornou-se o artilheiro da competição. Só não conseguiu o primeiro título da argentina. Mas isto já é outra história.

Hector Scarone

Scarone: Considerado por muitos o craque daquele mundial.
País: Uruguai.
Idade: 32 anos.
Jogos: 3.
Gol: 1.

Scarone era o mais velho do grupo uruguaio, assim como Stábile tinha ficado no banco de reservas do jogo de estreia dos donos da casa, entrando no time no segundo jogo. Com ele em campo, os uruguaios encontraram-se e golearam a Romênia por 4 a 0, uma das maiores exibições deles no torneio. O atleta que na época jogava no Nacional de Montevidéu, conquistou seu lugar no time sendo apelidado de "El Mago". Hector também é um dos únicos campeões mundiais que nasceram no século 19.


Alex Thépot



Goleiro Thepot brilhou em 1930, onde muitos
consideram-o o melhor de sua posição na competição.
País: França.
Idade: 23 anos.
Jogos: 4

O goleiro dos Bleus, ficou conhecido no confronto da França diante da Argentina, esta ultima que venceu por 1 a 0 de pênalti, ainda na primeira fase. Pela sequencia de defesas espetaculares que fez ao decorrer do jogo, foi carregado pelos torcedores uruguaios ao final do jogo, os policiais tiveram que intervir para tira-lo da multidão. Com o desempenho de Thepot a frança que na época era considerada uma seleção nível b da Europa, saiu com a oitava colocação no torneio. E ate hoje o guarda redes francês é lembrado



Artilheiros desta edição:



Guillermo Stábile
- 8 gols.



Pedro Cea - 5 gols.

Guillermo Subiabre - 4 gols. 


Bert Patenaud
e - 4 gols.

Carlos Peucelle
 - 3 gols.



Curiosidades:

Média de gols na competição foi de 3,88. A copa de 30 teve uma bela média de gols, consagrando atacantes como o super citado Stábile. 

Foram utilizados 3 estádios: Centenário, Pócitos e Parque Central.

O atacante do uruguaio Heitor Manco Castro não tinha a mão direita. Mesmo assim foi  o destaque do lado azul celeste.

Postar um comentário Blogger

 
Top