Hallo!

Volto com o tópico sobre as equipes da Bundesliga 13/14 e agora é a vez de dizer sobre o Hannoverscher Sportverein von 1896 e. V. ou, simplesmente Hannover 96.


Escudo do Hannover 96
A equipe foi fundada em 12 de abril de 1896, na cidade de Hânover, no estado da Baixa Saxônia.

O clube foi fundado em 1896, nomeado de Hannoverscher FC 1896, a pedido de Ferdinand-Wilhelm Fricke, fundador do clube de rugby, FV 1878 Hannover. A princípio, o clube era voltado para o atletismo e ao rugby. Porém,  o futebol acabou fazendo parte da associação. Em 1913, o clube se uniu ao Ballverein Hannovera von 1898, e formaram o Hannoverscher Sportverein (HSV) von 1896.


Nas primeiras partidas da equipe as cores usadas no uniforme foram verde, branco e preto, mas mudaram posteriormente para o vermelho. Por isso, os jogadores receberam o apelido de Die Roten (os vermelhos). Sob o Terceiro Reich, o futebol alemão foi reorganizado em dezesseis ligas de primeira divisão divididas regionalmente. A equipe disputou a Gauliga Niedersachsen com o nome de SV Hannover 96 a partir de 1933. Sua primeira final de Gauliga, foi em 1935.


O clube conquistou o seu primeiro título nacional, em 1938 em uma final, contra o Schalke 04, e é considerada uma das partidas mais emocionantes da história do futebol alemão. O jogos estava 3x3, até que o Hannover fez mais um gol, em uma emocionante repetição do primeiro jogo. Em 1942, a equipe se mudou para recém-nascida Gauliga Südhannover-Braunschweig.


Assim como diversos times alemães, o clube foi dissolvido após o fim da Segunda Guerra Mundial, pelas tropas aliadas. Foi reconstituído em agosto de 1945 e no próximo mês foi montado um time misto, formado por jogadores do Hannover 96 e do Arminia Bielefeld, jogando o seu primeiro jogo do pós-guerra contra uma equipe de militares britânicos.


A equipe voltou a jogar no campeonato, em 1947, na primeira divisão, a Oberliga Nord, mas acabou sendo rebaixado. Mas acabou retornando à elite do futebol alemão no ano seguinte. A segunda final de campeonato nacional do Hannover 96 foi em 1954, quando massacrou o Kaiserslautern por 5x1. A equipe do Kaiserslautern contava com cinco jogadores da Seleção Alemã, que naquele ano tinha sido campeã da Copa do Mundo, naquele que foi definido o Milagre de Berna, a final contra a seleção da Hungria, de Puskas.


Em sua primeira participação em uma competição européia, na Copa das Feiras, foi elmininado já na primeira fase após perder para a Roma por 3x1 em casa e empatar em 1x1 na partida de volta, fora de casa.


Em outras duas oportunidades na Copa das Feiras, também ficou na primeira fase em ambas, perdendo para a Inter de Milão sendo humilhado na Itália, perdendo por 8x2, e passando novo vexame na Alemanha, perdendo por 6x1. Em 1962, foi derrotado por 1x0 e 2x0, pelo Espanyol da Espanha.

Em 1963, foi criada a Bundesliga, que contava inicialmente com dezesseis equipes na primeira divisão, porém, como o Hannover não estava entre as dezesseis melhores equipes, foi disputador a segunda divisão, a Regionalliga Nord (II), e com um desempenho bom, conseguiu acesso para a elíte já naquela temporada. Na primeira temporada, 64/65 e conseguiu surpreendentemente ficou em quinto lugar,  a melhor colocação do clube na elíte da Bundesliga.

No ano seguinte, o H96 competiu novamente na Copa das Feiras, e foi ainda melhor. Na fase anterior às oitavas de final, a equipe enfrentou o FC Porto (POR). Na partida de ida, na Alemanha, a equipe goleou os portugueses por 5x0. Foi a primeira vitória do Hannover em um jogo internacional. Na volta, empataram em 1x1. A formação da Baixa Saxônia conseguiu assim a passagem às oitavas de final, porém, não tiveram muita sorte. Enfrentariam o Barcelona (ESP), que já havia conquistado duas vezes a taça. Em 2 de fevereiro de 1966, em Hannover, diante de 40.000 torcedores, "os vermelhos" conquistaram uma inacreditável vitória por 2x1, com direito a dois gols decisivos de Hans Siemensmeyer, um dos ídolos da equipe que marcou 72 gols com a camisa do clube em dez anos. Só que duas semanas mais tarde, no jogo de volta na Catalunha, o Barcelona conseguiu a reação e venceu o jogo por 1x0, com gol de Fusté. Com o empate em gols, seria jogada uma nova partida de desempate, novamente na Alemanha. O H96 saiu em vantagem aos 10 minutos com um gol de Bandura. Quando a classificação já estava encaminhada, os espanhóis igualaram o placar com um gol de Puchol faltando três minutos para o fim do jogo. A partida terminou em 1x1 mesmo após a prorrogação. Sem penaltis, o gol fora de casa beneficiou o Barcelona que não só passou de fase como conseguiu chegar à final e levantar a taça.

Mesmo após a desclassificação, o Hannover continuou em alto nível por uma década, se classificando de maneira estável na parte baixa da classificação na Bundesliga, obtendo três participações na Copa da Feiras, sendo eliminado na primeira fase pelo Napoli em 68 e pelo Ajax em 70. Sofreu o descenso à Zweite Bundesliga (Segunda Divisão) na temporada 73/74. Na primeira temporada o Hannover venceu a segunda divisão, mas no ano seguinte acabou sendo novamente rebaixado. Dezessete dos vinte anos seguintes seriam percorridos na segunda divisão.

O clube atravessou problemas financeiros no fim dos anos 70 e novamente na primeira parte dos 90. Porém, a glória veio em 1992. Dirigido por Micheal Lorkowski, venceu de forma surpreendente a DFB-Pokal, a Copa da Alemanha, passando por adversários como Borrusia Dortmund, Werder Bremen, e, vencendo na final, o Borussia Mönchengladbach, saneando o caixa societário da equipe.

Graças a boa jornada, o Hannover pôde, na temporada 92/93, participar pela primeira vez de uma competição da UEFA, a Recopa. O destino, contúdo, colocou de frente logo as única duas agremiações alemãs participantes da competição, o Hannover e o Werder Bremen, então detentor da Recopa. Uma disputa emocionante, visto que seria uma revanche daquela semifinal da DFB-Pokal, ocorridas alguns meses antes.

No jogo de ida no Weserstadion, em Bremen, o placar foi de 3x1 para os donos da casa. O Hannover, que ainda figurava na segunda divisão, lutou pela classificação até o último minuto no jogo de volta. A partida começou mal para "os vermelhos", graças a um pênalti marcado por Rufer. Mas o time não perdeu o ânimo e já quase na final do primeiro tempo conseguiu a virada com dois gols de Daschner. No segundo tempo, o Hannover tentou o terceiro gol que levaria o jogo para a prorrogação, porém, se sucesso.

Em 1996, tudo de pior aconteceu. Era o ano do centenário da equipe, todo esperavam o acesso a primeira divisão, todos aguardavam festejar o centenário, porém, a equipe ficou em décimo-sexto lugar, e acabou rebaixado à terceira divisão, para amargura de todos os torcedores. De fato, é algo terrível para qualquer equipe, mas foi, talvez, essa caída inesperada que marcou a ressurreição definitiva do clube nos anos seguintes.

Na temporada 96/97, o Hannover sobrou na própria chave da Regionnaliga, ficando à frente do histórico rival da Baixa Saxônia, o Eintracht Braunschweig, com 5 pontos de diferença. Entrentanto, as esperanças de um retorno imediato à segunda divisão fora por água abaixo após uma disputa contra o Energie Cottbus, 0x0 e 1x3. Na temporada seguinte 97/98, a história pareceu se repetir. 'Os vermelhos' venceram novamente a chave, destacando-se do Braunschweig por 7 pontos, mas no primeiro encontro em Berlin, contra o Tennis Borussia Berlin, a equipe derrotada por 2x0. A torcida esperava um milagre, e ficaram surpresos pelo esforço da equipe, que no jogo de volta, venceu os berlinenses por 2x0. Na prorrogação o resultado permaneceu em empate, e enfim, na disputa de pênaltis, o Hannover venceu por 3x1 e conquistou a promoção à segunda divisão.

Logo na temporada seguinte, em 98/99, o Hannover buscou o segundo acesso consecutivo, que não chegou por apenas um ponto. O renascimento do clube se completou apenas em 2002 com o retorno à Bundesliga. Naquela temporada o time obteve o recorde de pontos obtidos por uma equipe da Zweite Bundesliga.

Após o renascimento da equipe, do período entre 2002 e 2009, a equipe ficou várias vezes somente na metade da classificação, tendo diversos treinadores testados. Na temporada 06/07, "os vermelhos" eliminaram na primeira fase da DFB-Pokal, o Dynamo Dresden pelo placar de 3x2. Na outra fase, venceram o Borussia Dortmund por 1x0. Nas oitavas de final, o adversário era o Duisburg, e o H96 venceu por 1x0, jogando em casa, e enfrentou pelas quartas, a revelação Nuremberg. O jogo foi em Nuremberg, no dia 27 de fevereiro de 2007, e o jogo terminou em 0x0, após os 90 minutos e prorrogação. Na disputa de pênaltis o H96 não teve tanta sorte. Schröter e Stajner erraram pelo lado do Hannover, dando a classificação ao Nuremberg.que posteriormente conquistou a Copa.


Na temporada seguinte, 07/08, o time, treinado por Dieter Hecking, quase se classificou a Uefa Europa League, só não conseguiu a classificação por 3 pontos de diferença para o Stuttgart. Na pré temporada daquele ano, a equipe fez dois amistosos de luxo, os quais venceram o Glasgow Rangers e o Real Madrid.

Na temporada 08/09, um início discreto e uma importante vitória por 1x0, em casa, contra o poderoso Bayern de Munique, que quebrou um tabú de vinte anos, não fez a temporada ser boa para o Hannover que ficou em décimo-primeiro lugar.

A temporada 09/10 foi ainda pior que a anterior. Com um começo regular, após perder para o Hertha Berlin, vencer o Nuremberg e empatar com o Mainz 05. Ligaram o alerta já na quarta rodada, após perder para o Hoffenheim diante de seus torcedores. Após isso, a equipe reagiu e venceu três partidas, contra Freiburg, FC Köln e Stuttgart.

Todos abatidos com a morte de Robert Enke.
Em 10 de novembro de 2009 uma grave notícia pegou todos de surpresa. A notícia de que o goleiro e capitão do time, Robert Enke, havia se suícidado chocou a todos.
 .
Dez dias depois da tragédia, o Hannover voltou a campo com Florian Fromlowitz como substituto de Enke, a equipe foi até Gensenkirchen enfrentar o Schalke 04, e foi derrotado por 2x0. Mais derrotas em série vieram. Contra o Bayern de Munique, 3x0, depois em Mönchengladbach, e em casa contra o Bochum, a equipe vencia por 2x0, ambos marcados por Jan Schlaudraff, só que ao fim do primeiro tempo, "os vermelhos" acabaram levando 3 gols nos minutos finais, perdendo por 3x2 a partida.

Essa derrota e uma outra, também em casa contra o último da tabela, o Hertha, por 3x0, na primeira rodada do returno, acabou culminando na demissão do técnico Andres Bergmann. O time, já se encontrava na zona de rebaixamento, passou a ser treinado por Mirko Slomka. Apesar da troca no comando técnico, o início de 2010 foi terrível. Foram seis derrotas seguidas. Em Freiburg o Hannover enfrentaria o time da casa, e com 17 pontos, penúltimo na classificação a 3 pontos dos donos da casa, tinha um jogo decisivo para evitar a queda. Após um primeiro tempo truncado, a partida terminou em 2x1, após um gol contra de Papiss Cissé, que presenteou o Hannover com a primeira vitória depois da trágica morte de Enke, quatro meses antes. O Hannover alcançou o Freiburg e ainda venceu o Eintracht Frankfurt em casa, dando novas esperanças ao novo comandante da equipe. 

Homenagem à Enke após jogo contra Bochum.
A caminhada para se livrar da queda, teve altos e baixos, como a goleada aplicada por 4x2 em cima do Schalke 04 e uma derrota humilhante por 7x0 frente ao Bayern de Munique. Faltando três rodadas para o fim do campeonato, a equipe ainda amargurava a penúltima posição com 27 pontos, apenas 1 ponto a menos que Freiburg, Nuremberg e Bochum que tinha 28 pontos. As últimas rodadas foram eletrizantes. O Freiburg se livrou da queda, e Bochum, Hannover e Nuremberg brigariam para só um se salvar. Na penúltima rodada, o Bochum foi derrotado pelo Bayern. Já o Nuremberg foi derrotado pelo Hamburgo, enquanto o Hannover goleou de forma surpreendente o Borussia Mönchengladbach. A última rodada pôs frente a frente Bochum e Hannover. Obrigados a vencer, o Hannover logo de cara fez 3x0 no primeiro tempo e venceu a partida. A vitória do Nuremberg por 1x0 diante do Köln foi inútil. O Hannover se salvou do descenso à segunda divisão na rodada final do campeonato alemão.

A equipe alemã manda seus jogos na AWD-Arena que tem capacidade para 50.000 pessoas e foi sede de jogos da Copa do Mundo de 2006 recebendo 5 partidas. Itália, México, Espanha e França jogaram no estádio naquela Copa.


Schatzschneider, artilheiro do H96
Na galeria de jogadores notáveis e ídolos, o atacante Dieter Schatzschneider, que iniciou sua carreira no Hannover em 1978, se destaca por ser o maior artilheiro da história do clube, com 135 gols em marcados durante os dois períodos em que defendeu a equipe – de 1978 a 1982 e de 1988 a 1989.

Conhecido como grande revelador de bons jogadores como: Per Mertesacker que hoje é um dos zagueiros titulares da seleção alemã e chama atenção de grandes times europeus; Gerard Asamoah, primeiro jogador negro a defender a Alemanha; O atacante Jupp Heynckes, ex-técnico do Bayern que ganhou tudo com a equipe na temporada passada.

O Hannover disputa a 12ª Bundesliga seguida, e com um time 'razoável para bom' pode brigar por posições boas nesta temporada.

 
 
Top