Hallo!

Seguindo com a série, Equipes da Bundesliga 13/14, faltam apenas 2 equipes, e a equipe da vez é a atual campeã de tudo que disputou na última temporada.

Escudo do Bayen de Munique.
Sediada em Munique, no estado da Baviera Fußball-Club Bayern München, ou apenas, Bayern de Munique, é uma potência do futebol mundial. Chega a ser impressionante, a estrutura, os torcedores, o tamanho do clube e também, não poderia faltar, a receita anual que gera centenas de milhões de euros. 

É o clube mais famoso, de maior torcida e mais vitorioso da Alemanha. Seus fanáticos torcedores, fazem uma média de 69.000 espectadores por partida na temporada na Allianz Arena, um dos mais bonitos estádios do Mundo. Maior campeão da Bundesliga, com 23 títulos, maior campeão da DFB-Pokal, com 16 títulos. 

A equipe foi fundada em 27 de fevereiro de 1900, por Franz John e mais 10 amigos. Porém, a equipe ficou no começo de sua existência, sem conquistar títulos importantes, mas logo foi se firmando como grande clube de Munique, por conseguir reunir cerca de 700 membros associados. Seu primeiro título veio somento no ano de 1932, conquistando o Campeonato da Alemanha, após vencer o Eintracht Frankfurt.

Como muitos outros clubes da Alemanha, a época não foi boa, no período nazista. Como o presidente do clube, e também, o técnico, eram judeus, foi exercída muita pressão, e o clube passou por mals bucados na época. A Segunda Guerra prejudicou muito o futebol alemão, tanto que após a guerra, a federação alemã foi excluída da FIFA por alguns anos.

A Seleção Alemã conquistou a Copa do Mundo da FIFA 1954 e o futebol alemão foi melhorando e em 1957, o Bayern sagrou-se campeão da Copa da Alemanha. No ano de 1963, foi criada a Bundesliga, mas a equipe da Baviera não foi convidada a participar da primeira edição. Só após a chegada de badalados jogadores como o eterno, Franz Beckenbauer o time entrou na Bundesliga e os títulos começaram a chegar. 

Na década de 60, após a criação da Bundesliga, foram 3 DFB-Pokal, 65/66, 66/67 e 68/69; 1 Bundesliga em 68/69 e uma Recopa Européia em 66/67. E a década de 70 foi ainda mais extraordinária para o gigante alemão. Foram 3 UEFA Champions League de forma consecultiva, nas temporadas 73/74, 74/75 e 75/76; 4 Bundesliga nas temporadas 71/72, 72/73, 73/74 e 79/80 além de 1 DFB-Pokal em 70/71.

Após anos dourados, a década de 80 veio, e alguns dos principais jogadores como Beckenbauer deixaram o clube que passou um período de reformulação, porém o clube ainda conquistava títulos aumentando a galeria. No fim da década de 80 a equipe somava 11 títulos da Bundesliga, só que queriam mais.

Na década de 90 a equipe ressurgiu como nos velhos tempos, alternando entre títulos nacionais e internacionais, a equipe conquistou mais 12 títulos. Foram, 1 Liga Europa da Uefa em 95/96; 5 Bundesliga em 89/90, 93/94, 96/97, 98/99 e 99/00; 2 DFB-Pokal em 97/98 e 99/00; além de 1 Supercopa da Alemanha em 1990 e 3 Copas da Liga Alemã em 1997, 1998 e 1999. A equipe tinha reconquistado o enorme prestigío na Alemanha e na Europa.

Já no novo século, o Bayern continuou como se esperava. Ainda cheio de títulos e glórias, e também, grandes jogadores e treinadores, a equipe se manteve como potência mundial. Já na virada do século, em 00/01, a equipe conquistou mais uma Liga dos Campeões da Europa, em Milão, o clube alemão venceu o Valencia da Espanha, após empatar em 1x1 o time de Oliver Kahn venceu nos pênaltis por 5x4 após noite inspirada do goleiro alemão. A equipe ainda foi campeã mundial no mesmo ano, vencendo o Boca Juniors da Argentina, no Mundial Interclubes com gol de Sammy Kuffour.

Ainda no ano 2000, a equipe ganhou mais uma Copa da Liga Alemã, e foi se tornando cada vez mais implacável. As sucessivas conquistas continuaram se alternando entre títulos nacionais e internacionais. Na primeira década do novo século, foram mais 6 Bundesliga nas temporadas 00/01, 02/03, 04/05, 05/06, 07/08 e 09/10; 5 DFB-Pokal nas temporadas 02/03, 04/05, 05/06, 07/08 e 09/10; 1 Supercopa da Alemanha em 2010 e mais 2 Copas da Liga Alemã em 2004 e 2007.

Allianz Arena, casa do Bayern de Munique.
O estádio onde o Bayern manda seus jogos é a Allianz Arena, estádio que foi inaugurado em 2005 e também é o estádio do 1860 Munique. A arena foi projetada pela empresa suíça Herzog & de Meuron. Ainda tem um fato curioso de que o estádio muda de cor de acordo com o mandante do jogo: se for a Seleção Alemã, cor branca, se for o Bayern de Munique, cor vermelha, e se for o 1860 Munique, cor azul. Antigamente, o Bayern realizava seus jogos no Estádio Olímpico, estádio que o abrigou durante 33 anos. O novo estádio tem capacidade para 71.000 fanáticos bávaros. O estádio é um dos melhores e mais lindos estádios do mundo. Recebeu a final da Liga dos Campeões da UEFA de 11/12.

Durante os anos dourados que sempre rondaram Munique, vários clubes se rivalizaram com o gigante alemão. Por rivalidade de local, tem-se o TSV 1860 München e o Sp Vgg Unterhaching. Na década de 70, seu maior rival foi o Borussia Mönchengladbach, com quem disputou títulos e jogos históricos, rivalidade amenizada nos dias de hoje, mas que ainda tem muita história.

Bayern x Borussia, na final da UCL 12/13.
Nos dias de hoje, um dos seus maiores rivais é o Borussia Dortmund, pelo fato de que os dois clubes alemães estão disputando títulos nas últimas temporadas. Nas temporadas 10/11 e 11/12 o Dortmund foi campeão da Bundesliga, tendo o Bayern como vice em 11/12. Fizeram a final da DFB-Pokal em 11/12, na qual os Aurinegros golearam os Bávaros por 5x2. E, ainda mais recentemente, fizeram a final da Liga dos Campeões da UEFA na temporada 12/13 e o Bayern deu o troco no Dortmund, vencendo por 2x1 em Wembley.

Porém, para muitos, o maior rival do Bayern de Munique, é o Nuremberg. Chamado de Clássico da Baviera, tamanha rivalidade deve-se ao fato de os dois serem os maiores e mais populares clubes da Baviera. Muito embora sejam de cidades diferentes, este clássico ultrapassou o Derby de Munique em importância, uma vez que o Munique 1860 enfraqueceu demais nas últimas décadas, permanecendo com frequência na segunda divisão da Bundesliga. O Bayern de Munique, por sua natureza econômica e domínio, é um dos clubes mais odiados da Alemanha, mas curiosamente não possui um grande rival específico, pois o próprio Nuremberg, apesar de ser o segundo maior vencedor de Campeonatos Alemães, conquistou a maioria deles antes da criação da Bundesliga e encontra-se em baixa no cenário atual. Por isso o rival do Bayern geralmente é quem "está melhor". Hoje em dia, podemos dizer que é o Borussia Dortmund.

Paul Breitner, lenda do Bayern.
Para quem gosta de futebol, e admira as lendas de antigamente e atualmente, o Bayern é um prato cheio, até hoje. Várias lendas podem figurar na lista de grandes jogadores a vestirem o manto vermelho, dentre eles, alguns se destacam ainda mais, como: Sepp Maier, Oliver Kahn, Hans-Jörg Butt, Franz Beckenbauer, Paul Breitner, Gerd Müller, Miroslav Klose, Karl-Heinz Rummenigge, Jürgen Klinsmann, Lothar Matthäus, Brian Laudrup, Luca Toni, Roy Makaay, Mark van Bommel, Michael Ballack, Lukas Podolski e mais recentemente, Manuel Neuer, Bastian Schweinsteiger, Toni Kroos, Philipp Lahm, Mario Gómez, Mario Götze, Thomas Müller, Arjen Robben, Franck Ribéry entre outros.

Os notáveis treinadores, são: Ottmar Hitzfeld, Giovanni Trapattoni, Franz Beckenbauer, Jupp Heynckes, Louis Van Gaal, e atualmente, Pep Guardiola.

Franz Beckenbauer, ídolo dos Bávaros.
É bem difícil apontar o maior ídolo do Bayern. Entre eles, Franz Beckenbauer, Sepp Maier, Oliver Kahn, Paul Breitner, Gerd Müller, Lothar Matthäus e Karl-Heinz Rummenigge se destacam. Franz Beckenbauer talvez seja o maior ídolo, Sepp Maier, é considerado o maior goleiro, e Oliver Kahn também é muito ídolo dos bávaros. Gerd Müller é o maior artilheiro da história do Bayern. Paul Breitner e Karl-Heinz Rummenigge formaram a dupla Breitnigge, que trouxeram mais títulos ao Bayern no fim da década de 70. Lothar Matthäus conquistou 11 títulos com o clube.

Na atual temporada, o Bayern já lidera a Bundesliga, junto ao Borussia Dortmund, empatados em pontos na ponta da tabela, além de ser o detentor do título da última Bundesliga, da última UEFA Champions League e da última DFB-Pokal, conquistados na temporada passada, os bávaros, agora sob comando de Pep Guardiola tentam repetir o feito da última temporada com Jupp Heynckes, e com o elenco e o grande treinador, estão bem próximos disso.

 
Top