Hallo!

Volto trazendo mais uma equipe, na série, equipes da Bundesliga 13/14. Agora é a vez de falar sobre o Bayer 04 Leverkusen, ou apenas, Bayer Leverkusen.

Escudo do Bayer Leverkusen.
Fundada em 1 de junho de 1904, se divide em vários esportes, sendo o futebol o mais conhecido. Foi criado como clube esportivo da companhia de medicamentos, Bayer na cidade de Leverkusen, na Renânia do Norte-Vestfália, onde é o time que possui maior número de sócios, desbancando até mesmo Schalke 04 e Borussia Dortmund.

No início, o clube foi fundado com o nome de TSV Bayer 04 Leverkusen e V. com a iniciativa de trabalhadores alemães, que pediram ao seu chefe para criar um clube esportivo com a intenção de ajudar financeiramente o local para o qual trabalhavam. Com a idéia aceita o então presidente da empresa, Friedrich Bayer, em 1904, criou-se a agremiação.


A companhia que ajudou na fundação do clube, foi a Bayer Company, que hoje é uma das mais importantes empresas de medicamentos do mundo. O time de futebol começou a partir de 1907, mas foi em 1928 que a entidade se desligou do antigo centro esportivo e fundou o clube Sportvereinigung Bayer 04 Leverkusen, que englobava futebol, handebol e atletismo, e excluindo os ginastas, pelo fato de que na época havia uma rivalidade entre eles e os outros esportistas da agremiação.

Para se diferenciar, os jogadores de futebol mantiveram as cores tradicionais do time, o vermelho e preto, enquanto os ginastas adotaram o azul e amarelo. Em 1936, o clube já disputava a segunda divisão do Campeonato Alemão.

Em 1951, o Bayer Leverkusen subiu à primeira divisão de futebol da Alemanha, disputando a Oberliga ocidental por 4 temporadas, até ser rebaixado à segunda divisão em 1956.

Em 1963 foi criada a Bundesliga, o Campeonato Alemão, mas o clube não conseguiu retorno à elite do futebol naquela temporada. Por isso, disputou por alguns anos, a segunda divisão, e em 1968, o Bayer foi campeão da segunda divisão, mas acabou eliminado nos playoffs de aceso à elite. No ano de 1973, a equipe foi rebaixada, agora para a terceira divisão, e conseguiu um rápido acesso para a segunda divisão na temporada seguinte.

Figurou mais alguns anos na segunda divisão, e conseguiu acesso à elite apenas em 79/80 onde disputou pela primeira vez a Bundesliga. O primeiro título do clube foi em 1988, quando o time foi campeão da Copa da UEFA, ao vencer nos pênaltis o Espanyol (ESP) por 3x2, depois de vencer por 3x0 e também perder por 3x0.

Como ganhou uma certa notorieadade na Alemanha, e na Europa, Reiner Calmund, influênte executivo assumiu no cargo de Gerente da equipe, e contratou jogadores de renome da Alemanha Ocidental, como Ulf Kirsten, Andreas Thom e Jens Melzig, que até hoje são ídolos dos torcedores do Bayer. Calmund contratou também os brasileiros Jorginho e Paulo Sérgio campeões mundiais com a seleção brasileira em 1994, assim como dois jogadores que até hoje são ídolos e símbolos do clube, Bernd Schüster e Rudi Völler, dois dos melhores jogadores da década de 80 e 90 na Alemanha, que ajudaram o time a aumentar sua reputação no país e no cenário internacional, ganhando com isso mais torcedores. 

Na temporada 1992/93, o Bayer ganhou seu segundo e último título, a DFB-Pokal, a Copa da Alemanha, após vencer na final do Hertha Berlim, por 1x0. Em 1996, acabou sendo rebaixado para segunda divisão após uma fase muito ruim na Bundesliga. Precisou de Christoph Daum assumir a equipe no cargo de Técnico para o clube voltar a Bundesliga. Ele também contratou jovens revelações do futebol como os brasileiros Lúcio, campeão mundial com a seleção brasileira em 2002, Emerson, Zé Roberto e Juan jogadores de seleção brasileira, e o alemão Michael Ballack que também se tornaria símbolo do clube. 

Após o período sombrio na história do clube, o time voltou a jogar um bom futebol, chegando ao vice-campeonato alemão em quatro oportunidades nas temporadas 97/98, 99/00, 00/01 e 02/03 e também na final da UEFA Champions League em 2002 quando perdeu a final para o galático Real Madrid por 2x1.

O clube fez sua melhor participação no maior campeonato europeu, e entraram para a história após ser o primeiro clube a chegar na final da competição sem nunca ter sido campeão nacional antes.

Na temporada 02/03, Zé Roberto e Ballack foram para o rival, Bayern de Munique, fato que quase causou outros rebaixamentos a equipe, que contúdo, se manteve na Bundesliga.

Nos últimos anos, a equipe vem mantendo regularidade, com boas participações na Bundesliga e também na UEFA Champions League, comandados pelo artilheiro Stefan Kießling, no clube desde 2006 até hoje.

BayArena, estádio do Bayer Leverkusen.
A equipe manda seus jogos na BayArena que tem capacidade para 30.210 torcedores. Recentemente em 2009, foi remodelada, em uma construção que custou certa de 70 milhões de euros.

O clube tem forte rivalidade com o 1. FC Köln, o Colônia, no duelo denominado de dérbi do Rio Reno, rivalidade que se iniciou com as localizações das duas cidades das equipes, Leverkusen e Colônia se localizam as margens do Rio Reno. As duas torcidas se vangloriam por ter o ''poder do Reno''. No lado dos torcedores do Colônia, se referem à sua tradição, como clube fundador da Bundesliga e sucessos no passado. Já os torcedores do Leverkusen, usam a superioridade atual da equipe.

Kirsten, maior artilheiro do clube.
O maior artilheiro do clube, o atacante Ulf Kirsten, defendeu a equipe de 1990 à 2003 e marcou 181 gols pelo clube em 350 partidas. Kirsten é um dos maiores atacantes a defender o clube, ao lado de Rudi Völler, que conquistaram juntos a DFB-Pokal de 1993, único título nacional do Bayer. 

Na galeria de ídolos, Rüdiger Vollborn é considerado pela torcida o maior goleiro do clube em toda a história. Ele esteve nos dois títulos do clube, entre o período de 82/83 à 98/99, disputando ao todo, 401 partidas pelo clube. Na zaga, os brasileiros Lúcio e Juan são considerados pela torcida do clube a melhor dupla de zaga a defender o Bayer Leverkusen. O também brasileiro Jorginho, atuou na lateral do clube, e também é lembrado por muito torcedores do Bayer. Michael Ballack, meio-campista chegou ao clube em 1999, e foi no clube que ele ganhou fama nacional e internacional, como um dos melhores jogadores da posição na época.

Stefan Kießling, pelo Bayer em 2013
No atual elenco, destaca-se Stefan Kießling, que disputou a Copa do Mundo de 2010 pela seleção alemã, o atacante já contabiliza mais de 100 gols pelo clube, e é pretendido por diversos clubes grandes do futebol mundial. 

Na atual temporada, o Bayer está em 3° lugar, colado nos líderes Bayern de Munique e Borussia Dortmund, além de estar na Liga dos Campeões da Europa, o clube que conta com Stefan Kießling, Lars Bender, Sidney Sam e Son Heung-Min pode alcançar bons resultados na temporada.

 
Top