2

Clube contrata Götze e Lewandowski do Borussia Dortmund, enfraquece ainda mais o único rival que ainda era capaz de fazer frente e causa desequilíbrio no Campeonato Alemão.


Não é de hoje que o Bayern de Munique 'lidera' o futebol da Alemanha. Maior campeão nacional, é o clube mais conhecido quando se refere ao futebol alemão e favorito à roubar o posto de 'potência máxima' do futebol mundial até então destinada ao Barcelona.

Mas grande parte disso, vem de uma estratégia antiga, usada pela equipe Bávara. Esta tática porém, é usada em diversos lugares, e nem sempre tem a intenção de enfraquecer um rival, talvez seja apenas para aumentar o poderio de fogo da equipe, mas no caso do Bayern, esta tática vendo sendo usada para ambas as coisas: se fortalecer enquanto enfraquece o rival.

Alguns dos jogadores que o Bayern tirou dos rivais.


Vários casos são até hoje lembrados por seus torcedores, por se tratarem de ídolos que deixaram seu clube para jogar pelo rival, como nos casos mais famosos de Bernd Schuster, destaque alemão que trocou o Barcelona pelo Real Madrid; Ronaldo (Fenômeno) que atuou pelo Barcelona, Real Madrid, Milan e Inter de Milão; Figo que também trocou o Barça pelo Real; Eto'o que trocou o Real pelo Barça; Di Stéfano que tinha um acordo com o Barça mas que no fim atuou pelo Real além, de Ibrahimovic que atuou por Juventus, Inter e Milan e mais recentes Götze e Lewandowski que trocaram o BVB pelo Bayern. 

A estratégia nem sempre dá certo, mas só pelo fato de enfraquecer o rival e deixar os torcedores adversários 'odiando' seus ídolos, parece compensar para esses clubes. 


Götze e Lewandowski trocaram o BVB pelo Bayern.
De início, a estratégia do Bayern funcionou. Isso porque Götze vem rendendo bons frutos ao clube, tendo inclusive marcado o primeiro gol da vitória por 3x0 sobre o ex-clube, Borussia Dortmund nesta atual Bundesliga. Götze foi comprado pelo Bayern pelo valor de 37 milhões de euros, o que possibilitou ao Dortmund contratar Mkhitaryan e Aubameyang que ainda não renderam tanto quanto Götze.

No caso de Lewandowski, o Dortmund não receberá nada, e por conta disso, dificulta a estratégia de gastar o que ganha, com venda de jogadores e pode ser um ponto a menos na caça de um bom centro-avante do futebol europeu.

Demorou muito tempo para que Klopp revolucionasse alguns jogadores como o próprio Lewandowski, e o meia Gündogan, que na chegada ao time de Dortmund revezavam bastante no banco de reservas, e pelo visto Klopp vai ter de achar uma solução rápida, caso queira que os Aurinegros continuem batendo de frente com os Bávaros.

Por conta disso, a briga maior agora fica entre Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Schalke 04, Borussia Mönchengladbach e Wolfsburg, para pelo menos conseguirem as três vagas restantes na Liga dos Campeões, já que daqui para frente, o título da Bundesliga já pode ser dado como certo para o Bayer de Munique. 

Torcemos para que o Dortmund consiga com Klopp, repetir a fórmula e encontrar novos Götze, Kagawa, Lewandowski e Barrios, e bater de frente com o poderio do Bayern de Munique já que o BVB é o que tem mais chances de reestruturar em menos tempo sua equipe.

Em relação à Bundesliga em si, na temporada passada o presidente do Bayern Uli Hoeness disso que temia que a Bundesliga virasse um 'campeonato espanhol' já que Bayern e Borussia 'destroçavam' adversários facilmente e comparou as duas equipes na Bundesliga à Barça e Real no campeonato espanhol com dois times milhas de distância dos restantes.

Jürgen Klopp logo respondeu, dizendo: "Eu temo uma situação como da Escócia, com um time só. No ano que vem, vamos ver o time do Bayern e dizer, 'Oops!'. Hoeness não vai ter acertado sobre as 'condições espanholas'. Ele sabia que o Bayern tinha conseguido Götze àquela altura, e levar também Lewandowski é outro prego no caixão da Bundesliga."

Agora resta saber se uma equipe que já consquistou tudo o que podia em apenas uma temporada e cada vez se reforça mais com grandes estrelas do futebol consiguirá manter o mesmo nível e continuar conquistando títulos, já que seus rivais já estão enfraquecidos o suficiente.

Postar um comentário Blogger

 
Top