Olá!
Meio turno da Bundesliga se passou, e não tivemos muitas surpresas. Bayern de Munique líder, Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund brigando pela segunda posição, Borussia Mönchengladbach, Schalke 04 e Wolfsburg brigando por uma vaga na Liga dos Campeões, Eintracht Braunschweig, Nuremberg e Freiburg brigando para não caírem. A maior surpresa positiva talvez seja o bom futebol apresentado pelo Hertha Berlim, sétimo colocado na competição, e a surpresa negativa, o Eintracht Frankfurt que luta para não cair e está apenas em décimo quinto lugar com 14 pontos.
Esta é uma das melhores edições da Bundesliga nos últimos anos, até pela visibilidade que Bayern de Munique e Borussia Dortmund que fizeram a última final da Liga dos Campeões sagrando os Bávaros campeões, trouxeram para o futebol alemão. O mundo todo assistiu o Bayern goleando por 4x0 e 3x0 o poderoso Barcelona de Lionel Messi, Iniesta e cia. E também não perderam o baile Aurinegro de Robert Lewandowski na goleada por 4x1 sobre o Real Madrid de Cristiano Ronaldo. E todos também viram uma final emocionante em Wembley, entre dois rivais, dois times eficiêntes, completos, táticos, técnicos e a vitória do Bayern por 2x1 com gols nos últimos minutos de jogo.
Tanta visibilidade fez bons jogadores se transferirem para a Bundesliga, como os casos de Aubameyang e Mkhitaryan que vieram para o Borussia; Thiago Alcântara saiu do Barcelona para o Bayern de Munique e Kevin-Prince Boateng saiu do Milan para o Schalke 04.
Vários jogadores se destacaram nesse 1° turno, sejam eles jovens ou consagrados, e vou fazer uma lista de 23 jogadores, que na minha opnião, foram os melhores jogadores do 1° turno.
Goleiros.
1. Manuel Neuer - Bayern de Munique
O goleirão Bávaro repetiu as atuações dos últimos anos e não deixou a desejar no clube múlti-campeão. Seguro em baixo das traves, foi uma verdadeira muralha e sofreu apenas 8 gols em todo o 1° turno. Figurinha carimbada na Copa do Mundo de 2014 no Brasil com a seleção alemã, Neuer esta prestes a ajudar o Bayern ser campeão alemão mais uma vez, já que o clube lidera com sobras a Bundesliga.
2. Roman Weidenfeller - Borussia Dortmund
Apesar de os Aurinegros não fazerem a temporada que se esperava, devido a última temporada brilhante e emocionante, Weidenfeller continua um 'paredão' na defesa Aurinegra. Experiente mas com muito reflexo, o goleiro alemão foi recentemente convocado por Joachim Löw para os am
istosos da seleção alemã, e atuou diante da Inglaterra. Outro goleiro que esta prestes à disputar a Copa do Mundo no ano que vem.
3. Marc-André Ter Stegen - Borussia Mönchengladbach
Goleiro, 21 anos, 1,85m, qualidades pouco comum em goleiros que geralmente são mais altos e mais 'experientes', porém, Ter Stegen é uma excessão. O jovem goleiro está a muito tempo como titular dos Potros e inclusive é cobiçado pelo Barcelona. Talvez está tenha sido a última temporada pelo M'gladbach, já que pode se transferir para o clube catalão, mas fez um bom papel ajudando o clube a ficar na parte de cima da tabela. Pela pouca idade, talvez não seja convocado para a Copa do Mundo, o que seria um 'pecado', pois Ter Stegen embora jovem, é muito seguro.
Vale também destacar mais um goleiro que fez bom campeonato até aqui, Bernd Leno do Bayer Leverkusen merece ser lembrado.
Laterais.
4. Rafinha - Bayern de Munique
Era pouco ultilizado por Jupp Heynckes, até pelo fato de Lahm ser títular absoluto da posição, mas sob o comando de Pep Guardiola, o lateral brasileiro vem se destacando pelos Bávaros, chamando atenção do Corinthians que negocia a contratação do lateral. Como Pep deslocou Lahm para o meio-campo em grande parte do campeonato, coube a Rafinha a missão de cuidar da lateral direita, e o jogador não deixou a desejar. Ajudou tanto no ataque quanto na defesa e deixou boa impressão para o técnico catalão.
5. Kevin Großkreutz - Borussia Dortmund
Apesar de ser meio-campista, atuou grande parte do campeonato improvisado na lateral direita, devido a contusão de Lukasz Piszczek. O jogador polivalente que já atuou como volante, meia, atacante, lateral e até de goleiro quando Weidenfeller foi expulso durante um jogo, o jogador Aurinegro demonstra muita raça dentro de campo e é a figura que mais se parece com o técnico Jürgen Klopp, tanto pela raça, quanto pela vibração. É pouco provável que seja convocado para a copa, mas não seria absurdo, caso Löw precise de um jogador polivalente.
6. David Alaba - Bayern de Munique
Mais um jogador do 'Super Bayern' na seleção de destaque da Bundesliga. O lateral esquerdo austríaco manteve a regularidade da última temporada, e agora sob o comando de Pep Guardiola, se destacou ainda mais. Especulado em grandes clubes europeus após pedir uma aumento salárial significativo e receber um 'não' da diretoria do Bayern, inicialmente, pois alguns dias depois foi lhe dado o aumento pedido, Alaba não estará na Copa, pois a Áustria não conseguiu se classificar.
7. Ricardo Rodriguez - Wolfsburg
Uma das melhores revelações desta temporada na Bundesliga, o lateral suiço do Wolfsburg vive um momento mágico. Vem ajudando o Wolfsburg não só na defesa, como também no ataque, fazendo até alguns vários gols, e junto com o brasileiro Diego, tem ajudado os Lobos a fazer boa campanha. Recentemente teve seu nome ligado à uma possível negociação com o Chelsea, porém permaneceu no clube e também deve figurar na Copa do Mundo com a Suiça que é uma das cabeças-de-chave da competição.
Alguns também não podem passar despercebidos, como Erik Durm que tem atuado bem com a camisa do Borussia Dortmund, Lukasz Piszczek que pouco atuou mas foi bem quando jogou também pelo Dortmund. Lahm do Bayern de Munique vai estar na seleção como meio-campista, mas merece ser lembrado. Martin Stranzl do Borussia Mönchengladbach e Marcel Schmelzer também do Borussia Dortmund merecem ser lembrados.
Zagueiros.
8. Jérôme Boateng - Bayern de Munique
Como a defesa do Bayern é a menos vazada do campeonato, cabe à Boateng e Dante cuidarem da defesa. E Boateng tem feito isso com muita segurança. Assim como na seleção alemã, no Bayern Boateng também tem atuado bem, e não deixa a desejar em nenhum momento. Provavelmente vai estar na Copa do Mundo no Brasil no ano que vem, com a Alemanha, e pode enfrentar seu irmão Kevin-Prince Boateng, que atua pela seleção de Gana, que esta no mesmo grupo da Alemanha. Boateng tem ajudado também o Bayern na Liga dos Campeões.
9. Dante - Bayern de Munique
Companheiro de Boateng na defesa Bávara, o zagueiro brasileiro faz uma temporada fantástica, até melhor do que a temporada passada. Tudo aconteceu muito rápido para Dante. Foi revelação no Borussia Mönchengladbach, depois contratado pelo Bayern, campeão da Liga dos Campeões, convocado por Felipão para a seleção Brasileira, e campeão das Copa das Confederações com o Brasil. Dante é nome certo na lista de Felipão.
10. Mats Hummels - Borussia Dortmund
Zagueiro completo, que está sempre cotado entre os melhores zagueiros do mundo. Hummels acabou se contundindo no começo da temporada e só retorna em 2014. Porém, sempre que atua, vai bem, e ajuda o Dortmund em seus jogos. Forma uma das melhores duplas de zaga com Neven Subotic, que também se machucou e só volta na próxima temporada. Cotado para se transferir para o Barcelona, Hummels provavelmente estará no Brasil para disputar a Copa do Mundo pela Alemanha.
11. Naldo - Wolfsburg
A boa campanha do Wolfsburg não é somente méritos de Diego e Ricardo Rodríguez. Naldo vem segurando as pontas na zaga, e faz belo campeonato. O Wolsburg é quinto colocado, e Naldo tem ajudado muito a equipe na busca pela classificação para a Liga dos Campeões o que não está tão longe de acontecer, já que a diferença momentaneamente para os Xarás Borussia Dortmund e Mönchengladbach é de apenas 3 pontos. Naldo não deve estar na lista de Felipão para a Copa do Mundo, mas se estivesse, não seria nenhum absurdo devido a boa temporada apresentada até o momento.
Alguns jogadores merecem ser lembrados, como Ömer Toprak do Bayer Leverkusen, Benedikt Höwedes do Schalke 04 e apesar da má campanha do Hoffenheim que sofre muitos gols, Jannik Vestergaard vem se destacando na zaga.
Volantes.
12. Nuri Sahin - Borussia Dortmund
O volante turco vem fazendo uma ótima temporada, embora ainda não tenha repetido as atuações que o fizeram ser vendido para o Real Madrid num passado não tão longe. Na ausência de Gündogan, Sahin é o encarregado de levar o time ao ataque. Faz bons lançamentos, e tem uma enorme média de passes, quase todos certos. Não disputará a Copa do Mundo, mas certamente vai continuar dando alegrias ao torcedor Aurinegro.
13. Philipp Lahm - Bayern de Munique
Lateral ireito de ofício, tem atuado como volante no esquema de Pep Guardiola. Devido a sua grande capacidade difícil de se encontrar em um lateral, Lahm foi deslocado para o meio, deixando o cargo de lateral para Rafinha, que também tem atuado bem. Lahm está na seleção da fase de grupos da Liga dos Campeões, e também não poderia ficar de fora na seleção da Bundesliga. Vai estar na Copa do Mundo com a Alemanha.
14. Toni Kroos - Bayern de Munique
Um dos melhores meio-campistas do mundo, Toni Kroos pode atuar tanto como volante, quanto meia armador, e meia ofensivo. Kroos e Sahin fazem as mesmas funções no Bayern e no Borussia, respectivamente, exercendo a função de volante que cobre e sai para o jogo com tranquilidade. Tem bom passe, boa velocidade e um chute potente de fora da área. Concerteza estará na Copa do Mundo no Brasil com a Alemanha. Com a ausência de Schweinsteiger machucado, Kroos tem feito excelente temporada pelo Bayern.
15. Lars Bender - Bayer Leverkusen
Faz excelente temporada atuando pelo vice-líder Bayer Leverkusen e é constantemente convocado por Löw para a seleção Alemã. Lars faz uma de suas melhores temporadas com a camisa rubro-negra, e aproveitando a classificação do Bayer na Liga dos Campeões, pode fazer grandes partidas em cenário europeu. Embora alguns achem que seu irmão gêmeo, Sven Bender, do Borussia Dortmund, seja melhor, Lars é quem tem se destacado nesta temporada.
Vale destacar também Bastian Schweinsteiger que se contundiou bastante nesta temporada, mas sempre joga bem, Sven Bender do Borussia Dortmund, Luiz Gustavo do Wolfsburg que não faz uma de suas melhores atuações na Alemanha mas sempre que joga pela seleção faz um bom papel; Roman Neustädter do Schalke 04 e uma das revelações da temporada, Sebastian Rudy do Hoffenheim tem feito um ótimo campeonato até aqui e não posso deixar de fora um cara que nem mesmo jogou nessa Bundesliga, mas se tivesse jogado concerteza estaria na lista, Ilkay Gündogan do Borussia Dortmund.
Meio-Atacante
16. Thomas Müller - Bayern de Munique
Sempre tem feito boas temporadas pelo clube Bávaro, mas nesta temporada tem sido a melhor até então. Atua como meia pelas pontas, mas também pode fazer o papel de centro-avante. Müller é um dos possíveis convocados de Löw para a Copa, já que em todas convocações está presente. A ótima fase do Bayern de Munique também passa também pela ótima fase de Thomas Müller.
17. Franck Ribéry - Bayern de Munique
Esta temporada e a temporada passada são as melhores da carreira do francês. Não atoa levou o prêmio de Melhor Jogador Europeu da última temporada. Ribéry está na final do prêmio pela Bola de Ouro com Messi e Cristiano Ronaldo, e grande parte do sucesso do Bayern nas últimas temporadas e por mérito do francês também.
18. Arjen Robben - Bayern de Munique
Antes desacreditado até pela torcida do Bayern, o holandês deu a volta por cima, e na temporada passada saiu do banco de reserva após contusão de Toni Kroos para literalmente 'voar' no final da temporada. Ajudou o Bayern no caminho final da Liga dos Campeões e jogou muito na final contra o Borussia Dortmund, fazendo inclusive o gol do título à 2 minutos do fim do jogo. Robben também está voando nesta temporada e mesmo com a contusão que o tirou do Mundial de Clubes, merece estar nesta lista e em qualquer outra lista do futebol Mundial.
19. Mario Götze - Bayern de Munique
Tudo começou 'errado' para Götze. Após uma transferência polêmica e conturbada do Borussia Dortmund para o Bayern de Munique em meio as semi-finais da Liga dos Campeões, e uma contusão que o tirou da final entre o clube atual e o futuro clube, Götze iniciou a temporada contundido e também não enfrentou o agora ex-time na Supercopa da Alemanha, vencida pelos Aurinegros por 4x2. Livre de contusões, iniciou no banco de reservas, mas foi ganhando espaço e está fazendo uma brilhante temporada, talvez até melhor do que quando atuava pelo Dortmund. No primeiro jogo contra a ex-equipe, em território Aurinegro, iniciou no banco de reservas, mas entrou no segundo tempo quando ainda estava 0x0 e marcou o primeiro gol da partida porém, não comemorou. Götze estará na Copa do Mundo, e devido ao seu potencial e sua fase, poderá ser um dia, um dos melhores jogadores do Mundo.
20. Marco Reus - Borussia Dortmund
Um dos mais completos jogadores do futebol atual. Devido a sua incrível capacidade de decisão, Reus tem despertado interesse dos maiores clubes europeus como Manchester United, Barcelona e Chelsea. Eleito em 2011 o melhor jogador do futebol alemão, Reus melhorou desde a saída do Borussia mönchengladbach e agora, mais experiente e mais seguro, faz mais uma ótima temporada pelo Dortmund. Após levar o Dortmund a final da Liga dos Campeões, Reus pode repetir o feito já que o Borussia está classificado para as oitavas-de-final da competição.
Vale lembrar também, Mkhitaryan e Aubameyang ambos do Borussia Dortmund que não fazem a temporada que se esperava mas já fizeram alguns bons jogos; Kevin Volland do Hoffenheim vem se destacando meio campo; Diego do Wolfsburg também faz uma temporada fantástica; Sidney Sam e Heung-Min Son do Bayer Leverkusen também se destacam na temporada; o brasileiro Raffael do Borussia Mönchengladbach é outro que vem voando na temporada, assim como o irmão Ronny do Hertha Berlim e Allagui também do Hertha.
Atacantes.
21. Mario Mandzukic - Bayern de Munique
O atacante croata do Bayern de Munique sempre foi artilheiro por onde passou e nos Bávaros não é diferente. Vem ajudando cada vez mais o Bayern nos torneios que disputam e sempre deixa sua marca. Provavelmente vai estar na Copa, no grupo do Brasil, mas não enfrentará a seleção canarinho, pois foi expulso na última partida FIFA que disputou. É esperança de gols não só do Bayern como também da Croácia.
22. Stefan Kießling - Bayer Leverkusen
Que Kießling sempre foi goleador, todo mundo sabe, mas nesta temporada, em especial, o alemão grandalhão faz ótima campanha na Bundesliga com o Bayer. Artilheiro do Leverkusen na Bundesliga e na Liga dos Campeões, Kießling não sabe ao certo se disputará a Copa do Mundo no Brasil, pois não vem sendo convocado por Joachim Löw, já que o técnico da Nationalelf prefere Mário Gomez e Miroslav Klose para a posição de centro-avante, e quando os dois estavam machucados, Max Kruse do Mönchengladbach foi o convocado. Mas caso o artilheiro do Leverkusen mantenha sua ótima média nas partidas, pode pintar aqui no Brasil.
Robert Lewandowski - Borussia Dortmund
O artilheiro dos Aurinegros e da Bundesliga, está irreconhecível nesta temporada. Tudo bem, é o artilheiro do campeonato, mas esta longe de sua melhor forma, como na temporada passada. O polonês que vira e mexe tem seu nome ligado à Bayern de Munique, Arsenal, Barcelona e outros clubes, já demonstrou que vai sair dos Aurinegros. Lewandowski tem perdido muitas oportunidades ao longo do campeonato, e era para ser o artilheiro com maior número de gols do que é agora. Caso isso acontecesse, tería ajudado o Dortmund a ter uma melhor campanha do que tem no momento. Mas, como dizem 'com artilheiro não se brinca' e o polonês que não vai disputar a Copa tem a chance de se redimir no segundo turno, antes de sair para outro clube.
Adrian Ramos do Hertha Berlim faz excelente competição e é um dos artilheiros, assim como Max Kruse do Borussia Mönchengladbach, Ivica Olic do Wolfsburg se destacam também.
Técnicos.
24. Sami Hyypiä - Bayer Leverkusen
Sami Hyypiä após se aposentar com a camisa do Bayer, resolveu virar técnico. Já assumiu a equipe em que se aposentou com a missão de desbancar Borussia Dortmund e Bayern de Munique, uma missão e tanta que em partes, Sami vem conseguindo. Isso porque o Bayer está atrás do Bayern mas à frente do Dortmund. Sami mesclou jogadores experientes com atletas rápidos e jovens, e o resultado vem dando bons frutos, já que o time é vice-líder na Bundesliga e está nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões.
25. Josep (Pep) Guardiola - Bayern de Munique
O treinador catalão chegou ao Bayern sabendo que teria a missão de manter o time no nível em que Jupp Heynckes o deixou. O treinador começou mechendo muito na equipe e não deu muitos resultados no início. Só após voltar ao esquema que Heynckes usava, Pep começou a ver resultados. Mesclou o esquema de Heynckes com o seu famoso 'tiki-taka' e transferiu Lahm para o meio campo, dando oportunidade à Rafinha na lateral direita. Deu certo, e mais uma bola dentro do treinador espanhol foi a aquisição de Mario Götze que teve 'um dedo' do treinador.
26. Jürgen Klopp - Borussia Dortmund
Um dos mais ilustres técnicos do mundo, Klopp é cheio de filosofias e emoção. O treinador do Dortmund vive intensamente o futebol e tira lições de derrotas e também de vitórias. Não conseguiu repetir o bom desempenho da última temporada, devido a grande quantidade de lesões, mas o treinador segue sendo confiante e de confiança de dirigentes, jogadores e torcedores do Dortmund. Klopp é um ídolo de todos, pois ajudar a reerguer um dos maiores clubes do cenário Mundial, por isso merece respeito e acredito que fará o Dortmund voltar ao caminho das vitórias no próximo turno.
Dieter Hecking do Wolfsburg e Lucien Frave do Borussia Mönchengladbach merecem destaque como treinadores.
Meio turno da Bundesliga se passou, e não tivemos muitas surpresas. Bayern de Munique líder, Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund brigando pela segunda posição, Borussia Mönchengladbach, Schalke 04 e Wolfsburg brigando por uma vaga na Liga dos Campeões, Eintracht Braunschweig, Nuremberg e Freiburg brigando para não caírem. A maior surpresa positiva talvez seja o bom futebol apresentado pelo Hertha Berlim, sétimo colocado na competição, e a surpresa negativa, o Eintracht Frankfurt que luta para não cair e está apenas em décimo quinto lugar com 14 pontos.
Esta é uma das melhores edições da Bundesliga nos últimos anos, até pela visibilidade que Bayern de Munique e Borussia Dortmund que fizeram a última final da Liga dos Campeões sagrando os Bávaros campeões, trouxeram para o futebol alemão. O mundo todo assistiu o Bayern goleando por 4x0 e 3x0 o poderoso Barcelona de Lionel Messi, Iniesta e cia. E também não perderam o baile Aurinegro de Robert Lewandowski na goleada por 4x1 sobre o Real Madrid de Cristiano Ronaldo. E todos também viram uma final emocionante em Wembley, entre dois rivais, dois times eficiêntes, completos, táticos, técnicos e a vitória do Bayern por 2x1 com gols nos últimos minutos de jogo.
Tanta visibilidade fez bons jogadores se transferirem para a Bundesliga, como os casos de Aubameyang e Mkhitaryan que vieram para o Borussia; Thiago Alcântara saiu do Barcelona para o Bayern de Munique e Kevin-Prince Boateng saiu do Milan para o Schalke 04.
Vários jogadores se destacaram nesse 1° turno, sejam eles jovens ou consagrados, e vou fazer uma lista de 23 jogadores, que na minha opnião, foram os melhores jogadores do 1° turno.
Goleiros.
O goleirão Bávaro repetiu as atuações dos últimos anos e não deixou a desejar no clube múlti-campeão. Seguro em baixo das traves, foi uma verdadeira muralha e sofreu apenas 8 gols em todo o 1° turno. Figurinha carimbada na Copa do Mundo de 2014 no Brasil com a seleção alemã, Neuer esta prestes a ajudar o Bayern ser campeão alemão mais uma vez, já que o clube lidera com sobras a Bundesliga.
Apesar de os Aurinegros não fazerem a temporada que se esperava, devido a última temporada brilhante e emocionante, Weidenfeller continua um 'paredão' na defesa Aurinegra. Experiente mas com muito reflexo, o goleiro alemão foi recentemente convocado por Joachim Löw para os am
istosos da seleção alemã, e atuou diante da Inglaterra. Outro goleiro que esta prestes à disputar a Copa do Mundo no ano que vem.
Goleiro, 21 anos, 1,85m, qualidades pouco comum em goleiros que geralmente são mais altos e mais 'experientes', porém, Ter Stegen é uma excessão. O jovem goleiro está a muito tempo como titular dos Potros e inclusive é cobiçado pelo Barcelona. Talvez está tenha sido a última temporada pelo M'gladbach, já que pode se transferir para o clube catalão, mas fez um bom papel ajudando o clube a ficar na parte de cima da tabela. Pela pouca idade, talvez não seja convocado para a Copa do Mundo, o que seria um 'pecado', pois Ter Stegen embora jovem, é muito seguro.
Vale também destacar mais um goleiro que fez bom campeonato até aqui, Bernd Leno do Bayer Leverkusen merece ser lembrado.
Laterais.
Era pouco ultilizado por Jupp Heynckes, até pelo fato de Lahm ser títular absoluto da posição, mas sob o comando de Pep Guardiola, o lateral brasileiro vem se destacando pelos Bávaros, chamando atenção do Corinthians que negocia a contratação do lateral. Como Pep deslocou Lahm para o meio-campo em grande parte do campeonato, coube a Rafinha a missão de cuidar da lateral direita, e o jogador não deixou a desejar. Ajudou tanto no ataque quanto na defesa e deixou boa impressão para o técnico catalão.
Apesar de ser meio-campista, atuou grande parte do campeonato improvisado na lateral direita, devido a contusão de Lukasz Piszczek. O jogador polivalente que já atuou como volante, meia, atacante, lateral e até de goleiro quando Weidenfeller foi expulso durante um jogo, o jogador Aurinegro demonstra muita raça dentro de campo e é a figura que mais se parece com o técnico Jürgen Klopp, tanto pela raça, quanto pela vibração. É pouco provável que seja convocado para a copa, mas não seria absurdo, caso Löw precise de um jogador polivalente.
Mais um jogador do 'Super Bayern' na seleção de destaque da Bundesliga. O lateral esquerdo austríaco manteve a regularidade da última temporada, e agora sob o comando de Pep Guardiola, se destacou ainda mais. Especulado em grandes clubes europeus após pedir uma aumento salárial significativo e receber um 'não' da diretoria do Bayern, inicialmente, pois alguns dias depois foi lhe dado o aumento pedido, Alaba não estará na Copa, pois a Áustria não conseguiu se classificar.
Uma das melhores revelações desta temporada na Bundesliga, o lateral suiço do Wolfsburg vive um momento mágico. Vem ajudando o Wolfsburg não só na defesa, como também no ataque, fazendo até alguns vários gols, e junto com o brasileiro Diego, tem ajudado os Lobos a fazer boa campanha. Recentemente teve seu nome ligado à uma possível negociação com o Chelsea, porém permaneceu no clube e também deve figurar na Copa do Mundo com a Suiça que é uma das cabeças-de-chave da competição.
Alguns também não podem passar despercebidos, como Erik Durm que tem atuado bem com a camisa do Borussia Dortmund, Lukasz Piszczek que pouco atuou mas foi bem quando jogou também pelo Dortmund. Lahm do Bayern de Munique vai estar na seleção como meio-campista, mas merece ser lembrado. Martin Stranzl do Borussia Mönchengladbach e Marcel Schmelzer também do Borussia Dortmund merecem ser lembrados.
Zagueiros.
Como a defesa do Bayern é a menos vazada do campeonato, cabe à Boateng e Dante cuidarem da defesa. E Boateng tem feito isso com muita segurança. Assim como na seleção alemã, no Bayern Boateng também tem atuado bem, e não deixa a desejar em nenhum momento. Provavelmente vai estar na Copa do Mundo no Brasil no ano que vem, com a Alemanha, e pode enfrentar seu irmão Kevin-Prince Boateng, que atua pela seleção de Gana, que esta no mesmo grupo da Alemanha. Boateng tem ajudado também o Bayern na Liga dos Campeões.
Companheiro de Boateng na defesa Bávara, o zagueiro brasileiro faz uma temporada fantástica, até melhor do que a temporada passada. Tudo aconteceu muito rápido para Dante. Foi revelação no Borussia Mönchengladbach, depois contratado pelo Bayern, campeão da Liga dos Campeões, convocado por Felipão para a seleção Brasileira, e campeão das Copa das Confederações com o Brasil. Dante é nome certo na lista de Felipão.
Zagueiro completo, que está sempre cotado entre os melhores zagueiros do mundo. Hummels acabou se contundindo no começo da temporada e só retorna em 2014. Porém, sempre que atua, vai bem, e ajuda o Dortmund em seus jogos. Forma uma das melhores duplas de zaga com Neven Subotic, que também se machucou e só volta na próxima temporada. Cotado para se transferir para o Barcelona, Hummels provavelmente estará no Brasil para disputar a Copa do Mundo pela Alemanha.
A boa campanha do Wolfsburg não é somente méritos de Diego e Ricardo Rodríguez. Naldo vem segurando as pontas na zaga, e faz belo campeonato. O Wolsburg é quinto colocado, e Naldo tem ajudado muito a equipe na busca pela classificação para a Liga dos Campeões o que não está tão longe de acontecer, já que a diferença momentaneamente para os Xarás Borussia Dortmund e Mönchengladbach é de apenas 3 pontos. Naldo não deve estar na lista de Felipão para a Copa do Mundo, mas se estivesse, não seria nenhum absurdo devido a boa temporada apresentada até o momento.
Alguns jogadores merecem ser lembrados, como Ömer Toprak do Bayer Leverkusen, Benedikt Höwedes do Schalke 04 e apesar da má campanha do Hoffenheim que sofre muitos gols, Jannik Vestergaard vem se destacando na zaga.
Volantes.
O volante turco vem fazendo uma ótima temporada, embora ainda não tenha repetido as atuações que o fizeram ser vendido para o Real Madrid num passado não tão longe. Na ausência de Gündogan, Sahin é o encarregado de levar o time ao ataque. Faz bons lançamentos, e tem uma enorme média de passes, quase todos certos. Não disputará a Copa do Mundo, mas certamente vai continuar dando alegrias ao torcedor Aurinegro.
Lateral ireito de ofício, tem atuado como volante no esquema de Pep Guardiola. Devido a sua grande capacidade difícil de se encontrar em um lateral, Lahm foi deslocado para o meio, deixando o cargo de lateral para Rafinha, que também tem atuado bem. Lahm está na seleção da fase de grupos da Liga dos Campeões, e também não poderia ficar de fora na seleção da Bundesliga. Vai estar na Copa do Mundo com a Alemanha.
![]() |
Um dos melhores meio-campistas do mundo, Toni Kroos pode atuar tanto como volante, quanto meia armador, e meia ofensivo. Kroos e Sahin fazem as mesmas funções no Bayern e no Borussia, respectivamente, exercendo a função de volante que cobre e sai para o jogo com tranquilidade. Tem bom passe, boa velocidade e um chute potente de fora da área. Concerteza estará na Copa do Mundo no Brasil com a Alemanha. Com a ausência de Schweinsteiger machucado, Kroos tem feito excelente temporada pelo Bayern.
Faz excelente temporada atuando pelo vice-líder Bayer Leverkusen e é constantemente convocado por Löw para a seleção Alemã. Lars faz uma de suas melhores temporadas com a camisa rubro-negra, e aproveitando a classificação do Bayer na Liga dos Campeões, pode fazer grandes partidas em cenário europeu. Embora alguns achem que seu irmão gêmeo, Sven Bender, do Borussia Dortmund, seja melhor, Lars é quem tem se destacado nesta temporada.
Vale destacar também Bastian Schweinsteiger que se contundiou bastante nesta temporada, mas sempre joga bem, Sven Bender do Borussia Dortmund, Luiz Gustavo do Wolfsburg que não faz uma de suas melhores atuações na Alemanha mas sempre que joga pela seleção faz um bom papel; Roman Neustädter do Schalke 04 e uma das revelações da temporada, Sebastian Rudy do Hoffenheim tem feito um ótimo campeonato até aqui e não posso deixar de fora um cara que nem mesmo jogou nessa Bundesliga, mas se tivesse jogado concerteza estaria na lista, Ilkay Gündogan do Borussia Dortmund.
Meio-Atacante
16. Thomas Müller - Bayern de Munique
Sempre tem feito boas temporadas pelo clube Bávaro, mas nesta temporada tem sido a melhor até então. Atua como meia pelas pontas, mas também pode fazer o papel de centro-avante. Müller é um dos possíveis convocados de Löw para a Copa, já que em todas convocações está presente. A ótima fase do Bayern de Munique também passa também pela ótima fase de Thomas Müller.
17. Franck Ribéry - Bayern de Munique
Esta temporada e a temporada passada são as melhores da carreira do francês. Não atoa levou o prêmio de Melhor Jogador Europeu da última temporada. Ribéry está na final do prêmio pela Bola de Ouro com Messi e Cristiano Ronaldo, e grande parte do sucesso do Bayern nas últimas temporadas e por mérito do francês também.
18. Arjen Robben - Bayern de Munique
Antes desacreditado até pela torcida do Bayern, o holandês deu a volta por cima, e na temporada passada saiu do banco de reserva após contusão de Toni Kroos para literalmente 'voar' no final da temporada. Ajudou o Bayern no caminho final da Liga dos Campeões e jogou muito na final contra o Borussia Dortmund, fazendo inclusive o gol do título à 2 minutos do fim do jogo. Robben também está voando nesta temporada e mesmo com a contusão que o tirou do Mundial de Clubes, merece estar nesta lista e em qualquer outra lista do futebol Mundial.
19. Mario Götze - Bayern de Munique
Tudo começou 'errado' para Götze. Após uma transferência polêmica e conturbada do Borussia Dortmund para o Bayern de Munique em meio as semi-finais da Liga dos Campeões, e uma contusão que o tirou da final entre o clube atual e o futuro clube, Götze iniciou a temporada contundido e também não enfrentou o agora ex-time na Supercopa da Alemanha, vencida pelos Aurinegros por 4x2. Livre de contusões, iniciou no banco de reservas, mas foi ganhando espaço e está fazendo uma brilhante temporada, talvez até melhor do que quando atuava pelo Dortmund. No primeiro jogo contra a ex-equipe, em território Aurinegro, iniciou no banco de reservas, mas entrou no segundo tempo quando ainda estava 0x0 e marcou o primeiro gol da partida porém, não comemorou. Götze estará na Copa do Mundo, e devido ao seu potencial e sua fase, poderá ser um dia, um dos melhores jogadores do Mundo.
20. Marco Reus - Borussia Dortmund
Um dos mais completos jogadores do futebol atual. Devido a sua incrível capacidade de decisão, Reus tem despertado interesse dos maiores clubes europeus como Manchester United, Barcelona e Chelsea. Eleito em 2011 o melhor jogador do futebol alemão, Reus melhorou desde a saída do Borussia mönchengladbach e agora, mais experiente e mais seguro, faz mais uma ótima temporada pelo Dortmund. Após levar o Dortmund a final da Liga dos Campeões, Reus pode repetir o feito já que o Borussia está classificado para as oitavas-de-final da competição.
Vale lembrar também, Mkhitaryan e Aubameyang ambos do Borussia Dortmund que não fazem a temporada que se esperava mas já fizeram alguns bons jogos; Kevin Volland do Hoffenheim vem se destacando meio campo; Diego do Wolfsburg também faz uma temporada fantástica; Sidney Sam e Heung-Min Son do Bayer Leverkusen também se destacam na temporada; o brasileiro Raffael do Borussia Mönchengladbach é outro que vem voando na temporada, assim como o irmão Ronny do Hertha Berlim e Allagui também do Hertha.
Atacantes.
21. Mario Mandzukic - Bayern de Munique
O atacante croata do Bayern de Munique sempre foi artilheiro por onde passou e nos Bávaros não é diferente. Vem ajudando cada vez mais o Bayern nos torneios que disputam e sempre deixa sua marca. Provavelmente vai estar na Copa, no grupo do Brasil, mas não enfrentará a seleção canarinho, pois foi expulso na última partida FIFA que disputou. É esperança de gols não só do Bayern como também da Croácia.
22. Stefan Kießling - Bayer Leverkusen
Que Kießling sempre foi goleador, todo mundo sabe, mas nesta temporada, em especial, o alemão grandalhão faz ótima campanha na Bundesliga com o Bayer. Artilheiro do Leverkusen na Bundesliga e na Liga dos Campeões, Kießling não sabe ao certo se disputará a Copa do Mundo no Brasil, pois não vem sendo convocado por Joachim Löw, já que o técnico da Nationalelf prefere Mário Gomez e Miroslav Klose para a posição de centro-avante, e quando os dois estavam machucados, Max Kruse do Mönchengladbach foi o convocado. Mas caso o artilheiro do Leverkusen mantenha sua ótima média nas partidas, pode pintar aqui no Brasil.
Robert Lewandowski - Borussia Dortmund
O artilheiro dos Aurinegros e da Bundesliga, está irreconhecível nesta temporada. Tudo bem, é o artilheiro do campeonato, mas esta longe de sua melhor forma, como na temporada passada. O polonês que vira e mexe tem seu nome ligado à Bayern de Munique, Arsenal, Barcelona e outros clubes, já demonstrou que vai sair dos Aurinegros. Lewandowski tem perdido muitas oportunidades ao longo do campeonato, e era para ser o artilheiro com maior número de gols do que é agora. Caso isso acontecesse, tería ajudado o Dortmund a ter uma melhor campanha do que tem no momento. Mas, como dizem 'com artilheiro não se brinca' e o polonês que não vai disputar a Copa tem a chance de se redimir no segundo turno, antes de sair para outro clube.
Adrian Ramos do Hertha Berlim faz excelente competição e é um dos artilheiros, assim como Max Kruse do Borussia Mönchengladbach, Ivica Olic do Wolfsburg se destacam também.
Técnicos.
24. Sami Hyypiä - Bayer Leverkusen
Sami Hyypiä após se aposentar com a camisa do Bayer, resolveu virar técnico. Já assumiu a equipe em que se aposentou com a missão de desbancar Borussia Dortmund e Bayern de Munique, uma missão e tanta que em partes, Sami vem conseguindo. Isso porque o Bayer está atrás do Bayern mas à frente do Dortmund. Sami mesclou jogadores experientes com atletas rápidos e jovens, e o resultado vem dando bons frutos, já que o time é vice-líder na Bundesliga e está nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões.
O treinador catalão chegou ao Bayern sabendo que teria a missão de manter o time no nível em que Jupp Heynckes o deixou. O treinador começou mechendo muito na equipe e não deu muitos resultados no início. Só após voltar ao esquema que Heynckes usava, Pep começou a ver resultados. Mesclou o esquema de Heynckes com o seu famoso 'tiki-taka' e transferiu Lahm para o meio campo, dando oportunidade à Rafinha na lateral direita. Deu certo, e mais uma bola dentro do treinador espanhol foi a aquisição de Mario Götze que teve 'um dedo' do treinador.
26. Jürgen Klopp - Borussia Dortmund
Um dos mais ilustres técnicos do mundo, Klopp é cheio de filosofias e emoção. O treinador do Dortmund vive intensamente o futebol e tira lições de derrotas e também de vitórias. Não conseguiu repetir o bom desempenho da última temporada, devido a grande quantidade de lesões, mas o treinador segue sendo confiante e de confiança de dirigentes, jogadores e torcedores do Dortmund. Klopp é um ídolo de todos, pois ajudar a reerguer um dos maiores clubes do cenário Mundial, por isso merece respeito e acredito que fará o Dortmund voltar ao caminho das vitórias no próximo turno.
Dieter Hecking do Wolfsburg e Lucien Frave do Borussia Mönchengladbach merecem destaque como treinadores.
Postar um comentário Blogger Facebook