Marco Verratti recebendo o prêmio Marcolino (Foto: Tumblr Pariseann)
Uma das maiores promessas do futebol mundial, considerado por muitos o sucessor de Pirlo e o futuro da Itália, este é o baixinho Verratti. Ficou famoso no país da bota quando ainda atuava pelo Pescara, na segunda divisão italiana, pois muitos o comparavam com o ídolo do Milan e da Juventus, Andrea Pirlo. Logo despertou o interesse dos grandes clubes europeus, incluindo a Juve e o Napoli, porém quem acabou adquirindo o futebol do habilidoso jogador foi o Paris Saint Germain, por exatamente €11 milhões de Euros.

O que fez o L'Equipe estampar em sua capa a seguinte pergunta: "Quem é Marco Verratti?". O jornal francês dava eco a contratação do mais desconhecidos de todos os reforços que o clube da Capital havia adquirido para a temporada 2012/2013. Entre as aquisições faraônicas de Ibra, Lavezzi e Thiago Silva, o garoto era o menos desconhecido dos ilustres e não era uma estrela, e na França ninguém ouviu falar sobre ele. 


O talentoso volante, fez toda a sua formação no Pescara, clube de onde dá o nome á sua cidade natal, em 2008 agarrou a oportunidade de ser titular, jogando em uma posição mais adiantada da onde muitos o comparavam com De Rossi, compatriota e ídolo do AS Roma, chamando a atenção do Milan, que fez uma proposta. Porém, recusada e motivos dados na época eram que as saudades do lar falaram mais alto. Em 2011, Zdenek Zeman assumiu o clube na segunda divisão italiana e implantou o 4-3-3, recuando-o para a posição a qual lhe fez ter sucesso futebolisticamente.


E nessa posição o fez ser o motor do campeão da série B italiana, a
 facilidade em desenhar passes mortais, a segurança na posse de bola e a apetência para o jogo agressivo, fizeram dele um valor inegável que antevia voos mais altos.
PSG na era Carlos Ancelotti: Jovem italiano já era titular no primeiro ano jogando pela equipe de Paris.

A estreia na selecção italiana de sub-21 chegou em Fevereiro de 2012, num particular contra a França, e o primeiro golo internacional logo ao terceiro jogo. Após Verratti ingressar-se no Paris Saint-Germain, foi garantindo gradualmente, ter um lugar cativo nos onze de Ancelotti, assumindo o meio campo ao lado de Matuidi. 

Após várias performances de alto nível sob a tutela de Ancelotti, o italiano começou a ser chamado pelos franceses de La Star Inattendue (a estrela inesperada). Contudo, no decorrer de seu primeiro ano atuando em uma liga profissional, apresentou "altos e baixos", normal para um jogador inexperiente. O jogador tem força física aliada a explosão e técnica refinada. As comparações com o ídolo da Azzurra é tem total sentido quando o vêem jogar.

O italiano guarda momentos mágicos: Em seu primeiro ano atuando na primeira divisão, já era titular em importantes jogos, como o da Liga dos Campeões enfrentando o Barcelona e foi campeão do Campeonato francês. O número 24 ainda fechou o ano entrando na seleção da ligue 1 e tendo concorrido ao prêmio de melhor jogador da sua idade no Francês. Porém, perdeu para o talentoso Thauvin.

Jogador em ação na atual temporada (Foto: PSG.FR)
O ano 2013/2014 chegou e a inevitável mudança de técnicos veio. Depois de Ancelotti acertar sua ida para o Real Madrid, os parisienses acertaram com Laurent Blanc. No início o técnico francês não era muita fã de Verratti, o colocando muitas vezes no banco de reservas. Todavia, o talento falou mais alto e depois de Javier Pastore lesionar-se.

Surgiu a oportunidade de ouro para o garoto prodígio, que além de afirmar-se para o novo técnico, ainda prorrogou seu contrato. Sinal que o pequenino de 1,65 ainda alegrará mais os amantes de futebol no país de Zinedine Zidane e Platini ( ídolo do time que Verratti torce, a Juventus).

E este mesmo admitiu que pensa em jogar na Calcio em um futuro um tanto distante, afirmando que quer ganhar tudo com o Paris e desenvolver seu futebol no Parque dos Principes. Se o casamento continuar dando certo, este pode ser o negócio do século para o novo rico que contratou uma jovem promessa que agora vale mais de € 25 Milhões de Euros e é o sonho de consumo de grandes times do futebol mundial como Real Madrid, Barcelona, Juventus, Bayern de Munique e Manchester United. 
 
Top