0
Bom dia!

Continuo o tópico de equipes da Bundesliga 13/14 com um dos maiores e mais conhecidos clubes da Alemanha, o Werder Bremen.

Brasão do Werder Bremen.
Nomeado Sportverein Werder Bremen von 1899 e. V., a equipe foi fundada em 4 de fevereiro de 1899, sediada na cidade de Bremen, no norte da Alemanha.

Em 1898, estudantes da cidade de Bremen, no norte da Alemanha, venceram um campeonato esportivo e ganharam como prêmio vários artigos esportivos. Um deles foi uma bola de futebol, coisa rara naquel época. Como era um jogo de muitas possibilidades e emoções, os jovens se entusiasmaram e em 1899 criaram o Football Club Werder Bremen. A justificativa do nome, se deve ao local onde os jogadores jogavam, à beira de um rio. A palavra “werder” significa ilha fluvial, e Bremen, a cidade onde moravam.

Com a Primeira Guerra Mundial, vieram vários problemas para a Alemanha, o que causou a extinção de diversos clubes, mas o Werder Bremen continuou existindo. Só que isso não foi tarefa fácil. Com muitas dívidas contraídas na construção de seu estádio e a morte da maioria dos seus membros fundadores na guerra, a equipe só se manteve no futebol graças à Hans Jarburg, que assumiu o cargo de técnico do clube após o fim da guerra e fez com que o time seguisse no caminho das vitórias.

Quando terminou a guerra, os sócios do Werder Bremen agiram com força para reestruturar o clube. De um clube de futebol, passou a ser poliesportivo. No ano de 1920, o clube mudou de nome para Sport Club Werder Bremen. A equipe conseguiu conquistar vitórias nos campeonatos regionais disputados na época e se tornou um dos maiores da Alemanha.

Novamente as guerras fizeram o time entrar em crise. Porém, entre o domínio de Adolf Hitler e a Segunda Guerra Mundial, a equipe prosperou. Mas, com o término desta era, o clube esteve, novamente, próximo da extinção, já que o novo governo alemão proibiu a reestruturação de agremiações que tivessem funcionado durante o período nazista. Mas isso durou pouco e em dezembro de 1945 se recuperou.

No ano de 1961, o Werder Bremen venceu o Kaiserslautern por 2x0 e se consagrou como campeão nacional pela primeira vez, conquistando a DFB-Pokal (Copa da Alemanha). Na temporada 64/65, a equipe conseguiu vencer a 1. Bundesliga (Campeonato Alemão), que havia sido fundada na temporada anterior, fazendo do Werder o segundo campeão com o novo formato do campeonato nacional. Poré,, iniciou-se uma decadência que teria seu momento mais marcante na temporada 79/80, quando o Werder Bremen acabou caindo para a segunda divisão.

Apesar da queda e da crise, a equipe retornou à elite na temporada 82/83, e logo na volta o Werder Bremen terminou vice-campeão da Bundesliga. Depois de uma boa seqüência na década de 80 , inclusive sendo campeão alemão na temporada 87/88, a maior glória do clube alemão veio no início da década de 90. Em 92, a equipe venceu o Mônaco, da França,  na final da Recopa Europeia faturando o título.

Na temporada 92/93 veio mais uma Bundesliga. Após isso, veio mais um período com resultados medianos. A próxima conquista veio somente em 1999, quando a equipe venceu a DFB-Pokal mais uma vez. Na temporada 03/04, a equipe sagrou-se campeã da Bundesliga mais uma vez. Na última temporada a equipe conviveu com vários problemas e com sérias chances de queda para a segunda divisão.

Donos de diversos títulos na Alemanha, os principais títulos foram: 4 Bundesliga, em 64/65, 87/88, 92/93 e 03/04. Venceu 6 DFB-Pokal em 1961, 1991, 1994, 1999, 2004 e 2009. Também foi campeão de 1 Recopa Europeia em 91/92 e foi campeão da 2. Bundesliga em 80/81.

Weserstadion, estádio do Werder Bremen.
Weserstadion, estádio do Werder Bremen, tem capacidade para 42.358 pessoas e curiosamente, nesse estádio, foi marcado o gol de número 3.000 da Bundesliga, por Roy Makaay, na época, do Bayern de Munique. O estádio já foi palco também de grandes shows de músicos e bandas famosas, entre eles: U2, Rolling Stones, Michael Jackson, Guns N' Roses e outros.

No quesito rivalidade, Werder Bremen e Hamburgo fazem o chamado, Derby do Norte ou Nord-Derby. São os dois maiores times do norte da Alemanha, além de razoavelmente populares, e por isso costumam fazer o grande clássico da região. No total os rivais se enfrentaram 144 vezes. A vantagem é do Werder Bremen, que venceu 53 vezes contra 50 do Hamburgo. Ocorreram ainda 41 empates. Apesar disso, o Hamburgo marcou mais gols que os alviverdes de Bremen. 254 contra 236.

Rudi Völler, atuou entre 1982/1987
Na galeria de notáveis atletas e ídolos, passam grandes estrelas do futebol mundial. Diversos nomes podem ser citados, como: Franck Baumann, meio-campista que atuou no clube por 10 anos; Tim Borowski atuou no clube por 8 anos; o brasileiro Diego, ex-Santos, jogou entre 2006 e 2009 pelo clube alemão; Torsten Frings defendeu a equipe de 1996 à 2002, e depois de 2005 à 2011, ele ainda disputou a Copa do Mundo de 2006 pela Alemanha. Miroslav Klose, maior artilheiro da seleção alemã, atuou no clube de 2004-2007. Mesut Özil, atuou no clube entre 2008-2010, e, após se transferir para o Real Madrid, foi vendido ao Arsenal e é a transferência mais cara da história do clube londrino e também a maior venda de sempre do Real Madrid. O atacante Rudi Völler que foi um dos maiores talentos a vestir a camisa do Werder Bremen. Atuou no clube entre 1982-1987, e participou da retomada da equipe depois do rebaixamento para a segunda divisão. O centroavante, campeão da Copa do Mundo 1990, na Itália, se tornou um dos maiores ídolos da torcida do time alemão, embora não tenha conquistado nenhum título pela equipe.

Marco Bode, maior artilheiro do Werder Bremen.
O maior artilheiro, foi o meia Marco Bode, que foi vice-campeão na Copa do Mundo de 2002 pela seleção alemã. Nos 379 jogos, ele marcou 101 gols.






Postar um comentário Blogger

 
Top