0
Bom dia!

Continuo o tópico de equipes da Bundesliga com o Hoffenheim.


Símbolo do 1899 Hoffenheim.
Nomeado de Turn-und Sportgemeinschaft 1899 Hoffenheim e.V., só que mais conhecido por TSG 1899 Hoffenheim, é um clube situado em Hoffenheim, um subúrbio de Sinsheim, no estado de Baden-Württemberg. Fundado em 1 de Julho de 1899, o clube tem como estádio, o Rhein-Neckar-Arena, que tem capacidade para 30.150 espectadores.

Apesar de o clube ser uma equipe 'velha' com mais de 100 anos de existencia, o clube só ganhou notoridade no futebol na década de 90. Antes disso, a equipe era apenas uma equipe amadora do futebol alemão. 

Dietmar Hopp, importante na história do Hoffenheim.

Tudo mudou em 1990, quando Dietmar Hopp, um magnata, co-fundador da empresa de software SAP, colocou parte de seu dinheiro no clube. As contribuições, tiveram resultados quase que imediatos. Na temporada de 2000, o Hoffenheim venceu a Verbandsliga e foi promovido para a quarta divisão da Bundesliga (Oberliga Baden-Württemberg). Na temporada seguinte, ficou com o primeiro lugar e o clube foi promovido até a Regionalliga Süd (III) para a temporada 01/02. Terminaram em 13º na sua primeira temporada na Regionalliga, mas melhoraram significativamente no ano seguinte, obtendo um quinto lugar.

Após algumas temporadas medianas na Regionalliga Süd, a equipe em 2006, o clube investiu ainda mais no elenco e na sua comissão técnica, trazendo jogadores e técnico com experiência na 1.Bundesliga. Com o investimento de peso, na temporada 06/07, o clube conseguiu a promoção à 2.Bundesliga depois de terminar em 2º a Regionalliga Süd.

E o melhor estava por vir. Surpreendentemente, o clube ficou apenas uma única temporada na 2.Bundesliga, quando ficou em 2º lugar, e recebeu a promoção automática para a 1.Bundesliga 08/09. Já na temporada 08/09, o Hoffe supreendeu a todos, ao conseguirem o inesperado 1º lugar durante o inverno europeu, com 35 pontos, assim, ganhando o título "não oficial" "Herbstmeister" (outono-campeão). Porém, eles sofreram um forte na pausa de inverno, quando o atacante bósnio Vedad Ibisevic, que foi artilheiro do primeiro turno daquela competição, rompeu um ligamento durante um jogo-treino contra o Hamburgo. Sem sua maior força ofensiva, o Hoffenheim caiu para a 7º posição, uma posição bem respeitável para um time recém-promovido da 2.Bundesliga.

O Hoffenheim anunciou em na temporada 2011, a demissão do técnico Ralf Rangnick pelo fato de a diretoria vender o volante brasileiro Luiz Gustavo, para o Bayern de Munique. Marco Pezzaiuoli, ex-assistente de Ralf, assumiu o comando do Hoffenheim. Recentemente, nas temporadas 09/10 e 10/11a equipe terminou a 1.Bundesliga na 11ª colocação.

Os poucos títulos até hoje foram: Oberliga Baden-Württemberg 1, 2001; Verbandsliga Nordbaden 1, 2000; North Baden Cup 4, 2002, 2003, 2004 e 2005.


Demba Ba, Carlos Eduardo e Ibisevic, ídolos do Hoffenheim.
Com uma história grande, desde 1899, porém, com notoriedade apenas em 2008, quando conseguiu subir para a 1. Bundesliga, fazem dos que conseguiram esse feito, serem ídolos do clube. Os grandes ídolos da torcida são os principais jogadores que conseguiram este feito, como Ramazan Özcan, Carlos Eduardo e Demba Ba.





Postar um comentário Blogger

 
Top