Vou começar pelo atual 'lanterna' da competição Eintracht Braunschweig.
![]() | |
Atual escudo da equipe Eintracht Braunschweig. |
Apesar de não participar da 1ª divisão do campeonato alemão, o Braunschweig é, desde sempre, um dos clubes mais amados da Alemanha.
Tanto, se deve ao ano de 1963, onde o Braunschweig e outras 15 equipes alemãs, se reuniram, e criaram a famosa, Bundesliga.
Apenas 4 anos após criarem a Bundesliga, o Eintracht Braunschweig sagrou-se campeão, na temporada 1966/1967, que é até hoje, seu primeiro e único título da Bundesliga. O maior nome que já passou pelo clube, foi do alemão, Paul Breitner que antes de atuar na equipe do Braunschweig, foi ídolo no FC Bayern de Munique (ALE) e Real Madrid (ESP).
![]() |
Paul Breitner, em sua passagem pela equipe em 77/78. |
O clube passou por diversas críses, e após ficar 28 anos nas divisões inferiores da 1. Bundesliga, voltou na temporada 13/14.
Mas talvez, o que seja a maior curiosidade do clube, aconteceu no ano de 1973. Até aquele ano, nenhum clube alemão podia estampar qualquer patrocínio em sua camisa, por proibição da Federação Alemã. Em uma jogada de marketing sensacional, a equipe colocou a estampa da cervejaria Jägermeister na camisa, e como o clube não ultilizava o escudo no uniforme, a estampa era a única imagem presente na camisa. O patrocínio rendia 10 mil marcos anuais e durou até o 1988.
Essa jogada de marketing do clube, foi pioneira no mercado esportivo e vários outros clubes adotaram os patrocínios no uniforme. Na Inglaterra, o Liverpool foi o primeiro clube a usar um patrocínio em seu uniforme depois do Eintracht Braunschweig.
Bom, se poucos conheciam o Braunschweig, todos os clubes do mundo devem agradecer esse clube alemão por sua ousadia, já que, hoje em dia, os patrocínios de uniformes são as grandes receitas dos clubes mundiais.
Postar um comentário Blogger Facebook
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.